Candidaturas
Período de candidatura: 24 de maio a 27 de junho.
Cada entidade promotora só pode apresentar 1 candidatura por Prémio, candidaturas a 2 Prémios e só poderá ser premiada uma vez em cada edição.
Na edição 2022, são 4 os Prémios que se distinguem entre si, pelo seu âmbito de atuação - Prémio Capacitar, Solidário, Seniores e Infância.
A quem se destina
A todas as instituições privadas sem fins lucrativos, com sede ou delegação legalmente constituída em Portugal ou com núcleos com autonomia comprovada, há pelo menos um ano com projetos que têm como finalidade apoiar crianças em situação de pobreza.
Prémio
O apoio financeiro poderá ser até 75% do custo total do projeto, com os seguintes limites máximos de comparticipação:
- até 50.000€ para projetos com duração de 1 ano;
- até 100.000€ para projetos com duração de 2 anos.
Critérios de avaliação
Todas as candidaturas serão avaliadas e selecionadas de acordo com os seguintes critérios:
- Capacidade da entidade - experiência e solidez da entidade;
- Justificação do projeto - necessidade social que o projeto pretende abordar e as vulnerabilidades do grupo-alvo de beneficiários;
- Objetivos, metodologia e atividades do projeto - alinhamento com a necessidade social e solidez do projeto do ponto de vista de conceção, metodologia e atividades a desenvolver;
- Impacto do projeto - impacto nas pessoas, no território e na comunidade, envolvimento dos beneficiários e de outras entidades;
- Orçamento e viabilidade do projeto - descrição, justificação, coerência e sustentabilidade do orçamento;
- Qualidade geral do projeto - formulação direta, clara e completa da informação solicitada.
Ações prioritárias
São consideradas prioritárias para efeitos de seleção de candidaturas as ações que visam solução para os seguintes temas:
- Atenção à primeira infância, incluindo o desenvolvimento de competências parentais.
- Apoio ao reforço escolar e a ações que promovam a inclusão social através do desporto, da criatividade da música e da arte.
- Acesso a bens e serviços básicos de alimentação, saúde e higiene infantil.
- Ações que promovam soluções integrais para crianças com múltiplos fatores de vulnerabilidade, intervenção precoce e melhoraria da qualidade de vida das crianças que sofrem de doença.