Faz compras online? Saiba como proteger devidamente os seus dados

Proteja-se de potenciais fraudes, fugas de dados ou plataformas não fidedignas.
14 de Janeiro de 2025
Homem a realizar uma compra segura através dos canais digitais.

O que fazer do início ao fim da compra

A maior parte dos portugueses faz compras online regularmente. Seja para encomendar almoço, comprar roupa ou escolher um computador. Tudo está ao alcance de um clique.

Apesar do conforto e da simplicidade de uma compra online, é essencial garantir a segurança dos seus dados, pessoais e financeiros, ao longo do processo.

Antes da compra

Evite usar redes e dispositivos alheios

O tempo de espera nos transportes pode levar a uma compra online, não é? Evite fazê-la em redes públicas.
Opte por usar dados móveis ou o wi-fi de casa. Compre através do seu smartphone, tablet ou computador, uma vez que as medidas adicionais de segurança (impressão digital e reconhecimento facial) ajudam a reduzir fugas de dados.

Verifique se o website é seguro

Já todos fomos seduzidos por promoções como - “80% de desconto em todos os artigos” - e quase cedemos à tentação. Mas se a oferta parece mentira, é porque, possivelmente, é mesmo.

Antes de avançar, verifique se o URL:

  • Começa com “https://” (em vez de "http://"). É uma garantia da existência de protocolos de segurança que impossibilitam que a sua informação pessoal e/ou confidencial seja vista por terceiros;
  • Tem um simbolo de cadeado à frente do url;
  • Não tem erros ortográficos ou outras suspeitas como a troca de “o” por “0”.


Está tudo ok? Então é provável que esteja num website seguro. Se quiser reforçar a segurança, pode utilizar ferramentas, como a Google Safe Browsing, que listam e identificam websites fraudulentos.

Durante a compra

Pague com cartões virtuais

Os cartões virtuais reduzem o risco de uso indevido, já que protegem os dados do seu cartão físico e permitem definir um limite de plafond.

Imagine que quer comprar uma camisola de 35€ na sua loja online favorita. Vá à sua app bancária e crie um cartão virtual com este valor. Se precisar de devolver a peça, o valor será reembolsado no seu cartão físico.

Utilize plataformas de pagamento online

Já conhece o PayPal? É uma plataforma simples e intuitiva que lhe permite efetuar compras online sem expor os seus dados bancários. Basta criar uma conta e carregá-la. É a opção ideal para quem faz compras em websites do mundo inteiro.

Autorize o pagamento na app do seu banco

A maior parte dos cartões físicos já estão protegidos com o 3D Secure. Isto significa que sempre que fizer uma compra, recebe uma notificação na app do seu banco, para autorizar o pagamento. O seu cartão físico não tem este serviço? Fale com o seu banco.

Depois da compra

Consulte regularmente o seu extrato

Depois de comprar, verifique se recebeu o comprovativo no seu email e guarde-o. Nos dias seguintes, vá acompanhando o estado da sua encomenda.

Lembre-se: independentemente de ter feito ou não compras online, consulte regularmente o seu extrato bancário. Verifique os movimentos da conta e se detectar algo estranho, informe imediatamente o seu banco.