Partilhe    

Xylella Fastidiosa

A Xylella Fastidiosa é uma bactéria que afeta essencialmente o olival, mas também amendoal, vinha e outras árvores de fruto.

Apesar de ainda não ter sido detetada em Portugal, existe já em Itália, França e Espanha, sendo necessário apostar na prevenção e unir esforços no sentido de encontrar soluções que controlem a propagação da doença e permitam a sustentabilidade das atividades agrícolas.

Xylella Fastidiosa: Ameaça Silenciosa ao Mundo Rural

Como se propaga, as espécies afectadas e as medidas de combate à doença.

Xylella Fastidiosa: Ameaça silenciosa ao mundo rural
Ana Paula Carvalho - Direção Geral de Alimentação e Veterinária

Direção Geral de Alimentação e Veterinária - Ana Paula Carvalho

Apostando na prevenção, as autoridades portuguesas estão a atuar através de inspeções a várias culturas e colheita de amostras para análise.
Considerando as consequências e medidas de resolução, muito duras para os agricultores portugueses, são muito importantes as restrições de movimentação de plantas vivas, dado que é uma das formas mais rápidas de transmissão da doença.

Blanca Landa del Castillo - Instituto de Agricultura Sostenible de Córdoba

Instituto de Agricultura Sostenible de Córdoba - Blanca Landa del Castillo

O grande problema desta bactéria é ter várias formas de ser transmitida e se manifestar em mais 350 espécies vegetais.
Sendo um organismo de quarentena dificulta a investigação, tornando-a mais cara dada as condições de segurança necessárias.

Francisco Pavão - Confedereção de Agricultores de Portugal

Confedereção de Agricultores de Portugal - Francisco Pavão

A Xylella é uma grande preocupação para os produtores uma vez que não há, ainda, um mecanismo de cura.
As normas em vigor definem, caso seja detetada, o arranque total das culturas e o impedimento de cultivo nos 5 anos seguintes. Na região Norte, significa que os agricultores teriam de mudar radicalmente de profissão.

Universidade de Évora - Maria do Rosário Félix

Universidade de Évora - Maria do Rosário Félix

O maior desafio é conseguir proteger as culturas deste patogénico grave que, inevitavelmente, chegará a Portugal, afetando culturas muito características como olival, amendoal e vinha.
No curto prazo espera-se que haja já pequenas oliveiras inoculadas com o vetor que está a ser desenvolvido, que uma vez introduzido na planta se replica e ativa o seu mecanismo de defesa.

Oleum Universalis - Pepe Ocaña

Oleum Universalis - Pepe Ocaña

Como produtor a preocupação está na ameaça de uma doença que ainda não se sabe quando chegará a Portugal nem como será a convivência com esta bactéria.
O primeiro apoio seria para a reconversão para outras culturas não suscetíveis de serem afetadas, uma vez que a medida a implementar será o arranque das culturas, perdendo a produção e a forma de sobrevivência dos agricultores.

BPI - Pedro Siragusa Oliveira

BPI - Pedro Siragusa Oliveira

O setor agrícola tem apresentado um desenvolvimento crescente tornando-se muito relevante para a economia nacional.
O Prémio Nacional de Agricultura, que o BPI apoia, permite divulgar os bons exemplos que existem, dando mais destaque ao setor e ao dinamismo do empreendedorismo e envolvimento dos jovens agricultores.