Vencedores dos Prémios Setoriais 2018/2019
A edição de 2018/2019 dos prémios distribuíram mais de 525 mil euros em prémios e ações de acompanhamento, tornando-se numa das iniciativas para empreendedores com maior relevância na Península Ibérica.
Setor Agro Tech
SEACLIQ: empresa portuguesa que desenvolveu a primeira plataforma eletrónica para venda de pescado, com rastreabilidade digital (blockchain). Conecta todos os barcos e armadores no mar com os potenciais compradores em terra com um algoritmo inteligente que maximiza o preço de venda para o pescador e minimiza o preço de compra face ao modelo tradicional com intermediários.
Setor Commerce Tech
HUUB: empresa portuguesa que desenvolveu uma plataforma logística integrada para o setor da moda. Abrange todo o circuito desde os fornecedores até ao cliente final (B2B ou B2C). Oferece serviços agregados com um ponto de contacto, um modelo de preços simplificado e previsível, economias de escala e total rastreabilidade do processo na plataforma.
Setor Health Tech
GlyCardial Diagnostics: empresa catalã que está a desenvolver um dispositivo de diagnóstico in vitro (IVD) para a deteção precoce da isquemia cardíaca.
Setor Fin&Insure Tech
Predicitiva: empresa de Málaga que está a desenvolver um superbot, com tecnologia de inteligência artificial, para reduzir a subjetividade na análise e interpretação da comunicação humana.
Setor Impact Tech
Feltwood: empresa da região de Aragão que desenvolveu um processo inovador para transformar resíduos vegetais agrícolas em material industrial ecológico para múltiplas aplicações, com o objetivo é reduzir a contaminação pelo plástico a nível mundial.
Setor TourismTech
Tracer: empresa madrilena que criou um bilhete inteligente, baseado em tecnologia blockchain, para prevenir o problema da revenda abusiva e fraude nas entradas para eventos desportivos e de entretenimento.
Finalistas
Para além das empresas vencedoras, foram distinguidas 12 finalistas, das quais 3 portuguesas que terão acesso a um programa de desenvolvimento internacional em Silicon Valley ou em Cambridge: PeekMed e NU-RISE, na categoria Health Tech e a LOQR na categoria Fin&Insur Tech.
Vencedores Prémios Territoriais em Portugal 2018/2019
Norte e Centro
- Exogenus Therapeutics: é uma empresa que desenvolve medicamentos biológicos inovadores, baseados em exossomas. O seu principal produto, Exo-Wound, revolucionará o tratamento de feridas da pele, que afetam 120 milhões de pessoas no mundo, incluindo 40 milhões de feridas crónicas. Derivados de Sangue do Cordão Umbilical, os exossomas contidos no Exo-Wound aceleram a cicatrização de feridas através da estimulação dos mecanismos moleculares naturais necessários para a regeneração da pele.
Sul e Ilhas
- ProDrone: desenvolve soluções de inspeção a ativos industriais usando drones autónomos e analytics desses mesmos dados em plataformas cloud assentes em Machine Learning de forma a capacitar os gestores dos ativos a tomar as melhores decisões acerca do seu estado e próximos passos de O (operation and maintenance). Neste momento estão focados nas inspeções a pás de turbinas eólicas de forma a contribuir para a competitividade das energias renováveis e permitir uma manutenção preventiva destes ativos.
Born from Knowledge (BfK) | Agência Nacional de Inovação
- NU-RISE - A NU-RISE desenvolve uma tecnologia inovadora que torna a radioterapia mais precisa e segura. Com a possibilidade de monitorizar em tempo real a dose que está a ser entregue ao paciente, verifica-se um melhor desempenho dos médicos que conseguem aplicar a radiação necessária para eliminar o tumor, ao mesmo tempo que se evita que tecidos e órgãos saudáveis sejam irradiados. Além do impacto direto na vida do paciente que recebe um tratamento com menor risco de efeitos secundários, estas melhorias geram ainda um enorme impacto económico.
Edições anteriores
Pode conhecer aqui os vencedores das edições anteriores:
2020/2021
2019/2020
2018/2019
Para mais informações sobre os Prémios EmpreendedorXXI, sugere-se a consulta do site da iniciativa.