Prémios Empreendedor XXI 2021

15ª edição

A 15ª edição dos Prémios EmpreendedorXXI , 5ª em Portugal, recebeu 763 candidaturas a nível ibérico, das quais 102 portuguesas: 61 do Norte e Centro e 41 do Sul e Ilhas.

A iniciativa é dinamizada pelo BPI e pela DayOne - divisão especializada do CaixaBank para empresas de tecnologia, inovação e respetivos investidores - em parceria com a ANI – Agência Nacional de Inovação, e conta com o apoio institucional do Ministério da Economia.

Vencedores territoriais

As startups portuguesas Pixel Voltaic e Virtuleap venceram a 5ª edição dos Prémios Empreendedor XXI (PEXXI).

Norte e Centro - Pixel Voltaic

460x270_pixel_2

A Pixel Voltaic é uma empresa spin-off da Universidade do Porto – Faculdade de Engenharia (UPORTO - FEUP) que atua na área das energias renováveis. A Pixel Voltaic desenvolve tecnologias inovadoras para sistemas fotovoltaicos e para a produção de hidrogénio, incluindo células solares sensibilizadas por corantes (DSSC na sigla em inglês) e reatores de metano, respetivamente.

 

Sul e ilhas - Virtuleap

460x270_virtualeap_02

A Virtuleap atua na área da terapia digital, que combina neurociência e realidade virtual para a abordagem de problemas cognitivos. A empresa desenvolveu aplicações de realidade virtual, criadas por neurocientistas, que diagnosticam um conjunto de capacidades cognitivas e disponibilizam essa informação por via da sua plataforma corporativa. A Virtuleap trabalha em parceria com a VA Health Care System e com a Pacific Brain Health Center para o desenvolvimento da sua solução de diagnóstico e tratamento eficaz do défice de atenção e declínio cognitivo.

 

Reconhecimento Insitucional - Distinção ANI 

No âmbito da sua parceria com o BPI, a ANI – através do programa Born from Knowledge (BfK) – atribuiu a distinção especial BfK Awards à startup N9ve, de Aveiro, enquanto o melhor finalista nacional “nascido do conhecimento científico e tecnológico”, com o troféu ‘Árvore do Conhecimento’.

460x270_n9ve

A N9ve, em parceria com a Universidade de Aveiro, investiga e desenvolve tecnologias na área da remoção, concentração e recuperação de elementos de terras raras (REE na sigla em inglês) a partir de águas contaminadas e soluções aquosas, recorrendo a macroalgas vivas. Trata-se de uma alternativa mais ecológica e eficiente ao atual processo de extração de mineração

 

Finalistas territoriais

Os outros finalistas territoriais portugueses da edição de 2021 dos Prémios Emprendedor XXI foram:

 

Norte e Centro

GML Transmission Line Solutions | Enline

N9VE - Nature, Ocean and Value

NEVARO

Portugal Bugs

 


Sul e Ilhas

CycleAI

Circular Unity

dioscope

Roots - Project and Asset Management

Edições anteriores

Pode conhecer aqui os vencedores das edições anteriores:

2020/2021

2019/2020

2018/2019

Para mais informações sobre os Prémios EmpreendedorXXI, sugere-se a consulta do site da iniciativa.