Prémios EmpreendeXXI 2024/2025

18ª edição

Descrição

Os Prémios EmpreendeXXI (PEXXI) são uma iniciativa promovida pelo BPI e pelo CaixaBank através do DayOne, o serviço para empresas tecnológicas e investidores, que tem como objetivo identificar, reconhecer e acompanhar as empresas inovadoras com menos de três anos de atividade e com maior potencial de crescimento.
Esta iniciativa foi criada há 17 anos em Espanha, tendo sido há 7 anos alargada à participação de empresas portuguesas, no âmbito da sua estratégia de apoio à inovação, empreendedorismo e iniciativa empresarial.

A 18ª edição dos Prémios EmpreendeXXI foi lançada a 23 de outubro e as candidaturas decorrem até 5 de dezembro de 2024 em https://www.emprendedorxxi.es/pt

 

Categorias

Os Prémios EmpreendeXXI distinguem jovens empresas inovadoras, dividindo-se nas categorias:

Prémio territorial: 6 mil euros por empresa, sendo distinguidas 19 empresas, a nível ibérico, de todos os setores, com maior impacto no seu território. Em Portugal são consideradas duas regiões: Norte e Centro e LisboaSul e Ilhas.

Prémios especiais do 18º aniversário: 20 mil euros por empresa, sendo distinguidas 6 empresas (uma por cada um dos 6 temas), a nível ibérico, de todas as candidaturas apresentadas, que melhor respondam aos desafios:

1. IMPACTO SOCIAL: esta categoria procura propostas de valor centradas na inclusão financeira ou na facilitação de oportunidades para que os grupos mais vulneráveis contribuam para o desenvolvimento social e económico da sociedade.

2. SUSTENTABILIDADE: a categoria pretende reconhecer a empresa que demonstre o compromisso mais notável com a sustentabilidade, com base em critérios ESG (ambientais, sociais e de governação). São valorizados projetos com práticas sustentáveis que beneficiem não só a sua atividade, mas também o ambiente e a sociedade em geral, e que tenham incorporado essas práticas na sua governação empresarial.

3. INOVAÇÃO DISRUPTIVA: este prémio é atribuído à inovação tecnológica mais disruptiva do ano. O objetivo é reconhecer os projetos que não só melhoram o que já existe, como também mudam radicalmente os procedimentos. As inovações disruptivas criam novos mercados e deslocam tecnologias anteriores, oferecendo soluções únicas e revolucionárias.

4. ESCALABILIDADE: este prémio será atribuído à empresa que demonstre o maior potencial de crescimento e capacidade de causar impacto à escala global. É valorizada a capacidade da empresa de expandir-se rapidamente, adaptar-se a diferentes mercados e manter um crescimento sustentável. Pretende-se encontrar empresas com modelos de negócio robustos e expansíveis e uma visão clara da expansão internacional.

5. AGRO IMPULSO: esta categoria vai reconhecer projetos que transformam a indústria agroalimentar através da implementação de inovação e tecnologia na agricultura e pecuária. Centra-se em iniciativas que integrem a inovação tecnológica nos processos de produção, melhorando a eficiência, reduzindo o impacto ambiental e promovendo a sustentabilidade. Os projetos premiados devem ter um impacto positivo na indústria, no ambiente e nas comunidades rurais.

6. FINTECH: este prémio celebra a transformação digital no sector financeiro e dos seguros. Será atribuído a empresas que liderem a inovação no domínio das fintech, oferecendo soluções que melhoram a eficiência, a acessibilidade e a segurança dos serviços financeiros. As empresas vencedoras deverão utilizar tecnologias avançadas, como blockchain, inteligência artificial e big data, para revolucionar a forma como os serviços financeiros são geridos e prestados.

Prémios

Para além dos prémios monetários (6 mil euros para os territoriais e 20 mil euros para os Prémios especiais do 18º aniversário), os Prémios EmpreendeXXI garantem o acesso a um programa de acompanhamento internacional e a um programa de mentoring, com o acompanhamento de especialistas de cada setor.

 

Edições anteriores

Pode conhecer aqui os vencedores das edições anteriores:

2023/2024

2022/2023

2021/2022

2020/2021

2019/2020

2018/2019

Para mais informações sobre os Prémios EmpreendeXXI, sugere-se a consulta do site da iniciativa.