BPI patrocina a Feira Nacional de Agricultura em Santarém

03-06-2024
  • Banco vai apresentar soluções de financiamento ao investimento, gestão de tesouraria, gestão do negócio internacional e cobertura de risco.
  • O BPI é líder na colocação da Linha IFAP Curto Prazo (quota de 70,65%) e no montante total de adiantamentos de apoios à exploração concedidos pelo IFAP e validados pela CAP (quota de 63%).

O BPI é “Banco Oficial” da 60.ª edição da Feira Nacional de Agricultura (FNA), reforçando a estreita ligação com os empresários agrícolas. A FNA 2024 terá como tema central a Pecuária Extensiva e decorrerá entre os dias 8 e 16 de junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém.

O BPI tem uma larga experiência no apoio das empresas nacionais e tem na Agricultura um dos seus setores prioritários, dispondo de soluções completas para as múltiplas necessidades das empresas agrícolas e agroindustriais e de uma equipa dedicada de especialistas na estruturação de financiamentos do setor.

O stand do BPI na FNA contará com equipas comerciais disponíveis para receber os visitantes e apresentar soluções de financiamento ao investimento, gestão de tesouraria, gestão do negócio internacional e cobertura de risco que melhor se adequam ao seu negócio, promovendo a inovação e o apoio na transição sustentável.

Paralelamente, o BPI cedeu espaço de exposição a projetos vencedores do Prémio Nacional de Agricultura (uma iniciativa do Banco) e a Clientes da região. Enquanto patrocinador oficial da Federação Portuguesa de Futebol, o BPI vai desenvolver várias ativações dirigidas aos visitantes, tendo como mote o arranque o Europeu de Futebol.

Para os mais jovens, o BPI e a John Deere vão disponibilizar uma pista de mini tratores. Além disso, o BPI e a Fundação ”la Caixa” vão “estacionar” o Creactivity Bus na Feira Nacional de Agricultura. Trata-se de um projeto itinerante e pedagógico que integra o EduCaixa, programa que engloba toda a oferta educativa do BPI e da Fundação ”la Caixa”.

BPI apoia empresas do setor da Agricultura

A Agricultura é um dos setores prioritários eleitos pelo BPI. Para além da oferta dedicada e equipas especializadas, o BPI promove diversas iniciativas para capacitação das empresas, como o Acelerador de Sustentabilidade, que este ano visitará Beja para debater o desafio da Água na Agricultura, apoia as empresas do setor no acesso aos apoios públicos disponíveis, através do acesso gratuito ao Portal BPI Apoios Públicos e organiza eventos que promovem o diálogo entre todos os stakeholders, potenciando a partilha de conhecimento e boas práticas, como é o caso do Fórum “O Futuro da Água”.

O Banco organiza também o Prémio Nacional de Agricultura, já na sua 13ª edição, para distinguir os casos de sucesso nacionais da Agricultura, Agroindústria, Florestas e Pecuária. O BPI é igualmente patrocinador das principais feiras agrícolas realizadas em Portugal, nomeadamente a Ovibeja e a Feira Nacional de Agricultura (FNA), reforçando assim a proximidade com os profissionais do setor.

É líder na colocação da Linha IFAP Curto Prazo, com uma quota de 70,65%[1] do montante total de crédito enquadrado. A linha destina-se a financiar os custos com as campanhas agrícolas - preparação dos terrenos, sementeiras, regas, colheitas, alimentação dos animais, entre outros - e beneficia de bonificação de 20% dos juros, atribuída pelo IFAP, e de prazos adequados ao ciclo de cultura/produção agrícola, silvícola e pecuária. O BPI lidera também no montante total de adiantamentos de apoios à exploração concedidos pelo IFAP e validados pela CAP, com uma quota de 63% em 2023[2].

Nos últimos 10 anos, o BPI concedeu mais de 530 milhões de euros em financiamento à agricultura, somando um total de cerca de 10.700 operações, que beneficiaram perto de 2.000 Clientes.

BPI. Banco para a Agricultura.

 

[1] Fonte: IFAP, contratos recebidos e registados de 01.01.2024 até 08.04.2024.
[2] Fonte: Confederação dos Agricultores de Portugal.