● O projeto TUMO foi criado em 2011 na Arménia e já se expandiu para a Alemanha e França.
Em 2023 abrem novos centros na Alemanha, Estados Unidos da América e Portugal.
● TUMO é um programa educacional gratuito e acessível a todos. Em Coimbra, vai oferecer educação STEAM a 1500 jovens, promovendo igualdade de oportunidades.
● Os alunos TUMO desenvolvem um portfólio de projetos em áreas como: Modelação 3D, Animação, Desenvolvimento de Jogos, Programação, Música, Design Gráfico, Cinema e Robótica.
● O investimento, de 7 milhões, é promovido por um conjunto de empresas ligadas a Coimbra e fundações, com o objetivo de promover o desenvolvimento da próxima geração: Altice Portugal, BPI | Fundação ‘’la Caixa’’, Critical Software, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Santander, Licor Beirão, Oxy Capital, Paulo Marques e Pedro Bizarro (fundadores da Feedzai) e a Câmara Municipal de Coimbra.
O icónico edifício dos Correios, Telégrafos e Telefones de Coimbra é palco da cerimónia de assinatura do memorando de entendimento entre vários parceiros para a abertura de um centro TUMO em Coimbra. Este será o primeiro centro de tecnologias digitais e criativas TUMO em Portugal.
O dia marca o início dos trabalhos de reabilitação do edifício. A intervenção destina-se a preparar 2000 m2 do edifício centenário com equipamento tecnológico ultramoderno para receber os primeiros jovens em setembro de 2023.
O evento conta com a presença de: Gonçalo Quadros (Critical Software), Paulo Marques e Pedro Bizarro (fundadores da Feedzai), Daniel Redondo (Licor Beirão), José Pena do Amaral (BPI | Fundação ‘’la Caixa’’), Inês Oom de Sousa (Fundação Santander), Martin Essayan (Fundação Calouste Gulbenkian), José Manuel Silva (Câmara Municipal de Coimbra), Ana Figueiredo e Alcino Lavrador (Altice Portugal) e Miguel Lucas (Oxy Capital) que se uniram para promover a educação
digital na cidade.
Objetivo
O objetivo do projeto TUMO é capacitar os jovens a lidar melhor com os desafios e oportunidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.
O programa TUMO é um conceito educativo inovador e colaborativo com capacidade transformacional, explica-nos Pedro Santa Clara, mentor do projecto em Portugal: “Existe uma necessidade estrutural de qualificar a próxima geração para a economia digital. O acesso à educação não formal em áreas tecnológicas e criativas é tipicamente limitado a alguns alunos por meio de aulas particulares. A oferta gratuita promove a igualdade de oportunidades. O TUMO é um programa complementar ao ensino formal, descomplicado e acessível. As muitas áreas temáticas permitem chegar a jovens com interesses diferentes. A implementação de um centro TUMO é uma forma eficaz de gerar impacto imediato e alargado”.
O programa
No centro TUMO Coimbra, 1500 jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos irão adquirir competências em 8 áreas temáticas na interseção da tecnologia com a criatividade: Modelação 3D, Animação, Desenvolvimento de Jogos, Programação, Música, Design Gráfico, Cinema e Robótica. Os programas são presenciais, totalmente gratuitos e acontecem durante os tempos livres. Através de um percurso de aprendizagem individual e personalizado, mas acompanhado por monitores, os jovens trabalham competências técnicas e sociais que depois aprofundam em workshops e laboratórios especializados. No final do seu percurso cada aluno tem um portfólio com os trabalhos realizados, um registo individual das suas aprendizagens.
A abertura das inscrições terá início no segundo trimestre deste ano.
O TUMO foi fundado em 2011 em Erevan, na Arménia. O projeto tem vindo a expandir-se com grande sucesso em todo o mundo, estando presente em países como a Alemanha e França, num total de 14 Centros e 25 000 alunos ativos. Em 2023, abrem novos centros na Alemanha, Estados Unidos e Portugal.
A abertura em Coimbra marca o início de uma campanha de expansão de centros de educação TUMO por todo o território nacional. Prevê-se a abertura de mais centros em Portugal nos próximos anos.
Em Portugal, o projeto é liderado pelo Pedro Santa Clara, com a mesma equipa que anteriormente desenvolveu o novo campus da Nova SBE e fundou a 42 Lisboa e 42 Porto. O TUMO Coimbra é desenvolvido por uma associação de natureza privada sem fins lucrativos que tem como objetivo promover o desenvolvimento educativo, criativo, cultural e tecnológico junto da camada mais jovem da população, através de modelos pedagógicos inovadores.
O projeto representa um investimento de aproximadamente 7 milhões de euros nos primeiros 4 anos de operação.
Os parceiros
O projeto concretiza-se pela iniciativa de mecenas como a Critical Software, Paulo Marques e Pedro Bizarro (fundadores da Feedzai), o Licor Beirão, a Oxy Capital, a Câmara Municipal de Coimbra, a Altice Portugal, o BPI | Fundação ‘’la Caixa’’, a Fundação Santander e a Fundação Calouste Gulbenkian. Este projeto conta ainda com o Alto Patrocínio da Presidência da República.
A reabilitação do edifício está a cargo da CONSTRU, do Grupo Casais, sendo a TUU o parceiro responsável pela gestão de projeto e obra.
Declarações dos parceiros
Para o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva: “Receber o primeiro centro de tecnologias digitais e criativas TUMO em Portugal será um enorme privilégio para Coimbra, que evidencia como este é um concelho repleto de potencial e de talentos. Coimbra vai ganhar, assim, especial dinâmica com a presença destes 1500 jovens que terão a oportunidade de conceber um percurso de aprendizagem individual e personalizado. Este projeto vai permitir ainda a atração de mais talentos ao concelho, nas mais diversas áreas”.
Para Artur Santos Silva, Curador da Fundação ‘’la Caixa’’ e Presidente Honorário do BPI: ‘’A Fundação ‘’la Caixa’’ e o BPI associam-se a este projecto pelo grande potencial que lhe reconhecem para a renovação do sistema de ensino em Portugal, pelo contributo que poderá dar para a afirmação de Coimbra e pela credibilidade e prestígio de todos os parceiros envolvidos, entre os quais se destacam a própria Câmara Municipal e algumas das empresas mais importantes da cidade e do País, com relevantíssima projecção global nos seus sectores’.’
Para Daniel Redondo, Diretor Geral do Licor Beirão: "Este projeto é o primeiro grande mecenato que a nossa empresa familiar faz fora do seu concelho. Damos este passo porque acreditamos no poder da educação e estamos convictos que vamos conseguir transformar significativamente o futuro de muitos jovens. Para além do apoio financeiro, vamos contribuir com a nossa experiência de gestão de empresas para que o sucesso seja célere e sustentável".
Para Gonçalo Quadros, fundador da Critical Software: “Este é um projecto capaz de transformar e elevar a autoconfiança dos nossos mais novos. Capaz de os fazer descobrir e desenvolver paixões por entre domínios criativos diversos. Capaz de os habituar a criar, a comunicar, a colaborar, a ousar, antes de chegarem à universidade ou à vida activa. O TUMO é uma poderosa contribuição para a construção de uma sociedade mais próspera, vibrante, justa e inclusiva”.
Para Inês Oom de Sousa, Presidente da Fundação Santander Portugal: “A Fundação Santander Portugal acredita que a Educação é fundamental para criarmos uma sociedade mais justa e inclusiva. O TUMO enquadra-se totalmente na nossa estratégia. Por um lado, tem um foco muito especial nas tecnologias e na criatividade, áreas fundamentais para as novas gerações e, por outro, é totalmente inovador na forma como o faz, apostando na autonomia, na capacidade de escolha e no trabalho em equipa, competências que são fundamentais para que as novas gerações sejam mais críticas, mais empreendedoras e mais preparadas”.
Para João Zúquete da Silva, Chief Corporate Officer da Altice Portugal, “esta parceria com o programa TUMO está alinhada com o propósito da Altice de colocar os seus ativos ao serviço das pessoas e de contribuir para o desenvolvimento social das comunidades locais, nomeadamente na formação das novas gerações. Neste âmbito é com o maior gosto que nos associamos a este projeto e cedemos o espaço do nosso edifício histórico em Coimbra”.
Sobre o projeto, Martin Essayan, administrador da Fundação Calouste Gulbenkian revela: “Orgulhamo-nos muito de poder apoiar este projeto inovador, criado por arménios, tal como o nosso Fundador, Calouste Gulbenkian. Estamos certos de que mudará a vida de muitos jovens, dotando-os das competências necessárias para que desenvolvam os seus interesses e talentos em áreas do saber onde as oportunidades de aprendizagem ainda são muito condicionadas pelas desigualdades sociais”.
Para Miguel Lucas, Managing Partner da Oxy Capital: "A Oxy Capital está fortemente comprometida com o desenvolvimento económico e social do país, para o qual a educação é absolutamente fundamental. Vemos com admiração e esperança o impacto que os Centros Tumo tiveram noutros países e estamos convencidos que pode mudar a vida dos 1500 jovens que a cada momento vai formar, assim como a cidade de Coimbra. Temos também a convicção que esse sucesso servirá de exemplo para outras cidades e para o próprio sistema de ensino em Portugal. Por fim, orgulhamo-nos de colaborar numa iniciativa que promove a mobilidade social e que tem promotores e parceiros com um elevado nível de empreendedorismo e impacto”.
Para Paulo Marques e Pedro Bizarro, fundadores da Feedzai: "Acreditamos fortemente que mais importante do que conhecimento é conhecimento em ação. O conseguir pôr em prática, projectar, fazer. O TUMO é exatamente isso. Um local onde os jovens podem fazer, construir e, acima de tudo, sonhar e imaginar-se num mundo melhor. Num mundo onde querem estar! Esta será a nova geração que irá transformar o nosso futuro num futuro melhor".
Para Helder Loío, CEO e Partner da Buildtoo e da TUU: ‘’Este projeto tem potencial para alterar a forma como as próximas gerações se vão relacionar com a tecnologia, com as artes e com o empreendedorismo, mas também como se relacionam com temas como a cidadania, o desenvolvimento sustentável ou a responsabilidade social, pelo que a TUU se associou a este projeto desde a primeira hora, orgulhando-nos do legado que deixaremos para as futuras gerações e para Coimbra