FPF, em colaboração com o BPI e a Fundação “la Caixa”, lançam programa de Bolsas de Estudo para jogadoras da Liga BPI

14-09-2023

Realizou-se hoje, 14 de Setembro de 2023, no espaço BPI All-In-One, o lançamento oficial da época 2023/24 da Liga BPI, acompanhado pelo anúncio de um programa de 20 bolsas de estudo a que se poderão candidatar as jogadoras da principal competição feminina de futebol. As novas Bolsas serão atribuídas pela Federação Portuguesa de Futebol, como o apoio do BPI e da Fundação ”la Caixa”.

O desenvolvimento integral do futebol feminino tem como ambição a promoção da igualdade de género e de oportunidades. Este programa de Bolsas, cuja atribuição se baseia no mérito académico, pretende encorajar as jogadoras da Liga BPI que queiram seguir um percurso formativo em simultâneo com a sua carreira desportiva. Desta forma, ajuda-as a atingir o seu potencial dentro e fora do campo e a ultrapassarem os desafios financeiros ou logísticos que possam encontrar, ajudando a abrir novas perspetivas na vida das jogadoras.

As Bolsas são atribuídas por um Júri próprio, composto por elementos da FPF, que elege as candidatas a Licenciaturas ou Mestrados por critérios de mérito e aproveitamento estabelecidos num regulamento público.

As candidaturas serão avaliadas e selecionadas até 15 de outubro para que as jogadoras da Liga BPI possam começar a usufruir das mesmas já no ano letivo de 2023/2024.

A Federação Portuguesa de Futebol e o BPI iniciaram a sua ligação em 2018 com um acordo alargado de patrocínio às Seleções Nacionais A de futebol, masculina e feminina, e da Seleção Nacional de sub-21, tendo ainda o Banco dado o naming à principal competição feminina de futebol, a Liga BPI, e à Taça da Liga BPI. Além disso, o BPI também apoia as seleções jovens e desenvolve várias iniciativas de responsabilidade social em conjunto com a FPF.

A Fundação ”la Caixa” , que se associou a este programa com base nos seus propósitos sociais, iniciou a atividade em Portugal em 2018, como consequência da entrada do BPI no Grupo CaixaBank. Em 2023, a Fundação destina 50 milhões de euros a projetos nas áreas da Solidariedade Social, Investigação Científica, Educação e Cultura.