A revista internacional Global Finance distinguiu o BPI pelo seu desempenho no domínio da inovação e da transformação digital (Best Innovation and Transformation - Portugal), nos World’s Best Digital Bank Awards 2023.
Com mais de 900 mil utilizadores de Banca Digital, o BPI tem realizado investimentos significativos na melhoria da experiência dos Clientes e no lançamento de projetos pioneiros, como o primeiro balcão em realidade virtual, o BPI VR.
Em 2022, o BPI criou dois Centros de Excelência para a Inovação e Novos Negócios e para a Inteligência Artificial, centrados na procura de novas oportunidades de negócio e na criação de valor interno e externo, em áreas como a web 3.0, finanças descentralizadas, open banking, inteligência artificial/machine learning, robótica, entre outras.
Os vencedores dos prémios World’s Best Consumer Digital Banks são selecionados pelos editores da revista, após uma avaliação efetuada por especialistas da Infosys, que analisam critérios como a capacidade de atrair e reter clientes digitais, o sucesso na oferta de serviços digitais, a inovação em plataformas de banca digital, entre outros. Como salientou Joseph Giarraputo, fundador e diretor editorial da Global Finance, “com os rápidos avanços na inteligência artificial e machine learning, os padrões da oferta de produtos de banca digital estão em constante evolução. Estes prémios visam reconhecer as instituições financeiras que estão a liderar essa corrida digital”.
BPI, líder em inovação
O prémio atribuído pela Global Finance junta-se a outras distinções recebidas este ano pelo BPI na área da inovação e da transformação digital. O Assistente Virtual do BPI, com tecnologia de Inteligência Artificial (IA) conquistou o prémio de “Best Use of Tech in Consumer Payments” nos Pay Tech Awards 2023, organizados pela Fintech Futures. Além disso, na área do private banking, o BPI recebeu o prémio de “Best CRM for Private Banking – Europe” de 2023 atribuído pela Professional Wealth Management (PWM), do Grupo Financial Times.
Estes prémios são da exclusiva responsabilidade das entidades que os atribuíram.