O BPI assessorou o Lidl na estruturação de uma operação de financiamento sustentável, avaliada em 50 milhões de euros. A operação está alinhada com as condições estabelecidas pelos “Princípios de Crédito Ligados à Sustentabilidade” (“Sustainability Linked Loan Principles”) e indexada ao objetivo de melhoria do rating ESG (Environmental, Social and Corporate Governance).
Desta forma, com esta operação, o Lidl consolida a ligação entre o seu custo de financiamento e o desempenho do Grupo Schwarz, ao qual pertence, a nível de sustentabilidade, reforçando e demonstrando a sua relevância estratégica e o compromisso, a todos os níveis, em atingir metas best in class em indicadores ESG.
A Sustentabilidade e a Responsabilidade Social Corporativa fazem parte do ADN do Lidl, sendo um princípio orientador que leva, todos os dias, a que a empresa procure cumprir a sua promessa de máxima qualidade ao melhor preço, sempre com o cuidado pelo Planeta, pela Comunidade em que se insere e pelas Pessoas, ao longo de toda a sua cadeia de valor.
Em setembro de 2022, o BPI assessorou o Lidl Portugal na estruturação de outra operação de 50 milhões, com maturidade em 2017, também ligada à melhoria do rating ESG.
Já o BPI, enquanto assessor desta operação, reforça o seu papel de financiador de referência das empresas portuguesas, através da adoção de soluções inovadoras e assentes em princípios de sustentabilidade. Em 2022, o BPI mobilizou cerca de 2 mil milhões de euros em volume de negócios sustentável, cumprindo 50% da meta inscrita no seu Plano Diretor de Sustentabilidade 2022-2024.
Para Sérgio Ramos, Administrador Financeiro do Lidl Portugal, “fazendo a Sustentabilidade parte integrante do ADN do Lidl, há um alinhamento da mesma com tudo o que fazemos diariamente, nomeadamente com a nossa política financeira. Nesse sentido, o financiamento sustentável corresponde a um novo paradigma das finanças de reorientação dos fluxos financeiros para os investimentos sustentáveis considerando, nomeadamente, fatores Ambientais, Sociais e de Governance (ESG). Acreditamos que esta é uma oportunidade para criarmos valor para os nossos diversos stakeholders no longo prazo.”