- Distinção reconhece a trajetória de sucesso da gestora e o claro compromisso com a comunidade.
Paula Roque, Managing Partner da Revigrés, é a vencedora da 7ª edição do Prémio BPI Empresária, uma distinção que visa reconhecer o percurso profissional de mulheres portuguesas e dar visibilidade à liderança dos negócios no feminino.
O Prémio BPI Empresária reconhece a liderança de excelência e o compromisso com a comunidade de Paula Roque, uma das personalidades mais relevantes da indústria portuguesa.
Licenciada em Gestão, pela Universidade Católica de Lisboa e com um MBA pela mesma instituição, Paula Roque começou a sua carreira numa empresa industrial e, seguidamente, trabalhou numa sociedade de investimentos, tendo, após o MBA, iniciado o seu percurso na Revigrés como diretora de marketing, em 1995. Em 2010, integrou o conselho de gerência da empresa, reconhecida internacionalmente pela sua aposta na inovação, design e sustentabilidade na produção de revestimentos e pavimentos cerâmicos. Presente em mais de 50 países, com 350 colaboradores, a Revigrés tem sede em Barrô (Águeda), onde se encontram instaladas as unidades fabris.
Paula Roque, Managing Partner da Revigrés, afirmou: “Considero que este prémio é uma distinção atribuída aos colaboradores e a todos os stakeholders da Revigrés, bem como às associações empresariais e universitárias que tenho tido a honra de integrar. É um enorme privilégio receber o prémio destinado a Portugal no fórum internacional da IWEC, que fomenta as redes de contacto com gestoras líderes de 48 países”.
Paula Roque destaca-se igualmente pela sua atividade no universo associativo. É atualmente presidente do Conselho de Curadores da Fundação AEP e presidente da Assembleia Geral da AEP – Associação Empresarial de Portugal, vice-presidente do FAE - Fórum de Administradores e Gestores de Empresas, presidente da Assembleia Geral da APICER, vice-presidente da Assembleia Geral da Associação das Empresas Familiares e presidente do comité Real Estate do WTC – World Trade Center.
É também sócia-fundadora da Associação Mulher Líder e da WIRE - Women In Real Estate e integra a APPII - Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários.
Refira-se que, em 2015, Paula Roque foi condecorada com a Comenda da Ordem de Mérito Empresarial – Mérito Industrial, concedida pelo então Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.
O Prémio Empresária BPI nasce da colaboração do CaixaBank, acionista a 100% do BPI, com a International Women’s Entrepreneurial Challenge (IWEC), uma rede internacional de mulheres empresárias de sucesso, que pretende apoiar as suas empresas a expandirem-se e acederem a novos mercados. O percurso de Paula Roque será reconhecido pela IWEC Awards numa cerimónia que vai decorrer Barcelona, em fevereiro de 2025.
As edições anteriores do Prémio BPI Mulher Empresária distinguiram Leonor Feitas, da Casa Ermelinda Freitas (2018), Manuela Medeiros, da Parfois (2019), Isabel Furtado, do Grupo TMG (2020), Sandra Santos, do Grupo BA Glass (2021), Isabel Azevedo, do Grupo FRICON (2022), e Cláudia Azevedo, do Grupo Sonae.
Compromisso do BPI com a diversidade e a excelência empresarial
O BPI está consciente da importância que as gestoras e empresárias têm na economia portuguesa e decidiu promover estes prémios em Portugal como uma demonstração de apoio e reconhecimento à excelência da liderança no feminino. O compromisso do Banco com a igualdade de género estende-se igualmente à liderança interna. O BPI estabeleceu como um dos objetivos prioritários do Plano Diretor de Sustentabilidade 2022-2024, o crescimento de mulheres em cargos diretivos do Banco para 43%, uma meta já superada no primeiro semestre deste ano. Também no âmbito do patrocínio desportivo, o BPI tem impulsionado a promoção da igualdade e diversidade no futebol, sendo naming sponsor da Liga BPI desde 2018, e patrocinador da Seleção Nacional A feminina e da Taça de Liga feminina.