Sublinhar a importância da inovação como alavanca para o crescimento e a competitividade do país, promovendo a criação de valor e riqueza, é o objetivo do Prémio Nacional de Inovação (PNI), que dá hoje início à sua terceira edição com um evento de lançamento em Matosinhos, reunindo especialistas, líderes empresariais e representantes do setor público para debater o impacto da inovação na transformação económica e social.
O Prémio Nacional de Inovação é uma iniciativa do BPI, da Claranet e do Negócios em parceria com a ANI – Agência Nacional de Inovação, e a COTEC Portugal como parceiros institucionais, o Grupo Brisa e a FI Group como patrocinadores, Cascais como município inovador, e a Nova SBE como Knowledge Partner.
A iniciativa pretende destacar e premiar os projetos mais inovadores desenvolvidos em Portugal, reforçando a importância da criatividade e do desenvolvimento tecnológico como motores de competitividade.
Afonso Eça, administrador executivo do BPI, acredita que “o PNI é mais um instrumento que pode contribuir positivamente para a criação de um ecossistema de inovação, ao inspirar empresas privadas, entidades públicas, instituições de ensino e outras organizações a acelerar o caminho para a inovação."
“Quando falamos do ecossistema empresarial é impossível não falarmos de inovação como uma prioridade estratégica das organizações. O PNI é um incentivo necessário para dar palco a novas ideias e, assim, continuar a impulsionar a inovação no nosso país. É, portanto, com enorme orgulho que, pelo terceiro ano consecutivo, a Claranet dá o rosto por esta iniciativa tão relevante para o tecido organizacional e tecnológico português.”, diz António Miguel Ferreira, CEO da Claranet Portugal.
A abertura do evento estará a cargo de Pedro Oliveira, Dean da Nova SBE, que abordará o tema “Acelerar a Inovação através da Inteligência Artificial”, sublinhando o papel desta tecnologia na transformação dos negócios e da sociedade.
Seguem-se dois testemunhos inspiradores de projetos vencedores da edição 2024 do Prémio Nacional de Inovação: o Wayste, distinguido na categoria Setor Público, apresentado por José Manuel Ribeiro, presidente do Conselho de Administração da Lipor; e o projeto Sandeman abre o Douro ao mundo virtual, galardoado na categoria Inovação em Grandes Empresas, com apresentação de André Campos, Chief Transformation Officer da Sogrape.
A apresentação oficial do Prémio Nacional de Inovação estará a cargo de Rui Coutinho, diretor do Futuro da Nova SBE, que abordará os principais objetivos e categorias desta edição, reforçando o compromisso com a valorização de projetos que impulsionam o desenvolvimento sustentável e a competitividade empresarial.
O evento incluirá ainda um debate sob o tema “O papel da inovação num mundo em transformação”, que contará com a participação de Ricardo Arroja, presidente da AICEP; Armindo Monteiro, presidente da direção da CIP – Confederação Empresarial de Portugal; Paulo Reis, diretor geral Portugal e diretor Hub Europa, da FI Group; Teresa Silva e Sousa, diretora de Organização, Qualidade e Inovação do BPI; Sérgio Silvestre, diretor geral de Inovação, da Claranet Portugal; e Ana Almeida Simões, diretora de Inovação do Grupo Brisa.
O encerramento do evento estará a cargo de Sílvia Garcia, administradora da ANI – Agência Nacional de Inovação, e membro do júri do Prémio Nacional de Inovação.
Com esta nova edição, o Prémio Nacional de Inovação reafirma-se como uma iniciativa essencial para o reconhecimento e promoção do talento inovador, contribuindo para consolidar Portugal como um polo de referência em inovação e tecnologia.
Candidaturas abertas
As candidaturas à terceira edição do Prémio Nacional de Inovação abrem no dia 6 de fevereiro. Esta é uma iniciativa do Negócios, do BPI e da Claranet, em parceria com a ANI – Agência Nacional de Inovação, e a COTEC Portugal como parceiros institucionais, o Grupo Brisa e a FI Group como patrocinadores, Cascais como município inovador, e a Nova SBE como knowledge partner.