BPI lança nova edição dos Prémios EmpreendeXXI


Candidaturas abertas até 5 de dezembro
23-10-2024
  • Empresas de base tecnológica com menos de três anos podem apresentar as candidaturas em www.emprendedorxxi.es/pt.
     
  • Vencedores vão receber prémios monetários até 20.000 euros, formação num hub de inovação internacional e poderão apresentar as suas soluções a investidores e ao grupo CaixaBank.

Estão abertas as candidaturas aos Prémios EmpreendeXXI (PEXXI), uma iniciativa dinamizada pelo BPI em Portugal e pelo CaixaBank em Espanha, através da DayOne, a sua divisão especializada para empresas tecnológicas e seus investidores. As empresas de base tecnológica e digital, com menos de três anos de atividade, podem candidatar os seus projetos até 5 de dezembro (14:00, GMT), através da página web https://www.emprendedorxxi.es/pt.

A edição deste ano dos Prémios EmpreendeXXI atribui em Portugal dois prémios às empresas com maior impacto na área geográfica de origem: um na zona “Norte e Centro” e outro em “Lisboa, Sul e Ilhas”. Cada um dos vencedores territoriais receberá 6 mil euros. Nas categorias sectoriais, as start-ups portuguesas vão competir com as suas congéneres espanholas (6 prémios em seis desafios a nível ibérico). As vencedoras recebem um prémio de 20 mil euros, em cada categoria.

Este ano, os PEXXI vão valorizar alguns dos temas transversais mais importantes no ecossistema empreendedor, como a escalabilidade dos projetos e o seu grau de inovação, assim como o compromisso com os desafios no domínio da sustentabilidade. O objetivo da iniciativa anual é reconhecer e dar um impulso ao “potencial infinito” das startups de base tecnológica e digital que apresentem soluções nas seguintes áreas: impacto social, sustentabilidade, inovação disruptiva, escalabilidade, agro impulso e fintech.

IMPACTO SOCIAL: Esta categoria procura propostas de valor centradas na inclusão financeira ou na facilitação de oportunidades para que os grupos mais vulneráveis contribuam para o desenvolvimento social e económico da sociedade.

SUSTENTABILIDADE: A categoria pretende reconhecer a empresa que demonstre o compromisso mais notável com a sustentabilidade, com base em critérios ESG (ambientais, sociais e de governação). São valorizados projetos com práticas sustentáveis que beneficiem não só a sua atividade, mas também o ambiente e a sociedade em geral, e que tenham incorporado essas práticas na sua governação empresarial.

INOVAÇÃO DISRUPTIVA: Este prémio é atribuído à inovação tecnológica mais disruptiva do ano. O objetivo é reconhecer os projetos que não só melhoram o que já existe, como também mudam radicalmente os procedimentos. As inovações disruptivas criam novos mercados e deslocam tecnologias anteriores, oferecendo soluções únicas e revolucionárias.

ESCALABILIDADE: Este prémio será atribuído à empresa que demonstre o maior potencial de crescimento e capacidade de causar impacto à escala global. É valorizada a capacidade da empresa de expandir-se rapidamente, adaptar-se a diferentes mercados e manter um crescimento sustentável. Pretende-se encontrar empresas com modelos de negócio robustos e expansíveis e uma visão clara da expansão internacional.

AGRO IMPULSO: Esta categoria vai reconhecer projetos que transformam a indústria agroalimentar através da implementação de inovação e tecnologia na agricultura e pecuária. Centra-se em iniciativas que integrem a inovação tecnológica nos processos de produção, melhorando a eficiência, reduzindo o impacto ambiental e promovendo a sustentabilidade. Os projetos premiados devem ter um impacto positivo na indústria, no ambiente e nas comunidades rurais.

FINTECH: Este prémio celebra a transformação digital no sector financeiro e dos seguros. Será atribuído a empresas que liderem a inovação no domínio das fintech, oferecendo soluções que melhoram a eficiência, a acessibilidade e a segurança dos serviços financeiros. As empresas vencedoras deverão utilizar tecnologias avançadas, como blockchain, inteligência artificial e big data, para revolucionar a forma como os serviços financeiros são geridos e prestados.

Além dos prémios monetários, os vencedores vão ter acesso a um programa de acompanhamento e formação internacional num hub de inovação, ministrado em colaboração com a ESADE e o MIT Boston. Vão também participar nos Investors Day EmpreendeXXI e no programa DayOne Open Innovation, para realizar uma prova de conceito ou piloto com o CaixaBank. Finalmente, vão ter acesso à comunidade AlumniXXI e aos clientes DayOne.

Na anterior edição, candidataram-se 1.135 startups ibéricas (das quais 148 portuguesas), naquela que é uma das iniciativas para empreendedores com maior dimensão na Península Ibérica.


Prémios monetários e programa internacional para empreendedores

Os Prémios Empreende XXI foram lançados há 18 anos em Espanha pelo CaixaBank, através da DayOne, e a iniciativa foi alargada à participação portuguesa, através do BPI, desde 2017. Os prémios são dirigidos a jovens startups inovadoras e tecnológicas e visam impulsionar as mais corajosas e com melhores soluções para responder aos desafios do futuro, permitindo acelerar o seu processo de crescimento e expansão global.

Além do BPI, os prémios contam com o apoio de várias empresas, áreas de negócio e divisões do Grupo CaixaBank: AgroBank, imagin, VidaCaixa, CaixaBank Séniors, MicroBank, CaixaBank Real Estate & Homes, CaixaBank Payments & Consumer, CaixaBank Hotels & Tourism, CaixaBank Food&Drinks, CaixaBank Tech, Sostenibilidad, Banca Privada, Banca de Empresas, Innovación y CaixaBank Dualiza.

Desde a sua criação, em 2007, o programa investiu mais de 9,1 milhões de euros em prémios monetários e iniciativas de acompanhamento, que já beneficiaram mais de 525 empresas. A entrega dos galardões ibéricos terá lugar a 3 de junho em Madrid, durante uma gala especial para celebrar o 18º aniversário dos prémios em Espanha.