MELHOR RESULTADO DE SEMPRE
• Resultado líquido de 588 M.€ (+12% yoy).
• Produto bancário em Portugal cresce 12% yoy para 1.337 M.€.
• Rácio de eficiência (cost-to-income) melhora para 37%.
• Rentabilidade dos capitais próprios tangíveis (ROTE) recorrente sobe para 18.2%.
CRÉDITO E RECURSOS CONTINUAM A CRESCER
• Carteira de Crédito aumenta 1 Bi.€ yoy (+3%).
• A carteira de crédito à habitação cresce 5% e às empresas aumenta 4% yoy.
• Recursos de Clientes aumentam 2.1 Bi.€ yoy (+5%).
RISCO EM MÍNIMOS HISTÓRICOS E ELEVADA CAPITALIZAÇÃO
• Rácio NPE em mínimos históricos (1.4%), coberto a 151%.
• Rácios de capital: CET1 de 14.3% e capital total de 17.9%.
VALORIZAÇÃO DO TALENTO JOVEM E DA DIVERSIDADE
• 225 talentos contratados em 2024, com uma média de idades de 28 anos.
• Academias BPI com elevada taxa de retenção de talento (75%).
• Mulheres em posições diretivas alcançam os 45% (dez.24).
PESSOAS, SOCIEDADE E AMBIENTE
• 50 M.€ em apoios concedidos pela Fundação ”la Caixa” beneficiaram 112 mil pessoas através de programas sociais, investigação e saúde, cultura e ciência, e educação e bolsas.
• 1.900 M.€ em financiamento sustentável atribuído pelo BPI em 2024. Objetivo até 2027 é superar os 4.400 M.€ em 3 anos.
RESULTADOS E ATIVIDADE COMERCIAL
O BPI obteve um resultado líquido de 588 M.€ no exercício de 2024, o que representa uma subida de 12% face aos 524 M.€ registados no ano anterior. A atividade em Portugal contribuiu com 511 M.€ (+15% yoy).
As participações no BFA e BCI tiveram um contributo de 39 M.€ e 38 M.€ para o resultado líquido, respetivamente.
O BPI registou um crescimento homólogo de 3% no crédito e de 5% nos recursos de Clientes. O produto bancário cresceu 12%, alcançando um valor de 1.337 milhões de euros, enquanto os custos recorrentes se mantiveram estáveis (-1% yoy) e o custo do risco se situa num nível reduzido de 0.09%. A evolução destes indicadores traduziu-se numa melhoria da rentabilidade dos capitais próprios tangíveis recorrentes em Portugal para 18.2% (+2.2 p.p. yoy).
João Pedro Oliveira e Costa, Presidente Executivo do BPI, salientou: “Alcançámos neste exercício o melhor resultado de sempre. Captámos mais poupanças, com particular destaque para o investimento em fundos e seguros de capitalização, onde registámos um crescimento de 10% e concedemos mais crédito às famílias e às empresas. Nesse contexto, cabe-me destacar o esforço de simplificação da oferta e dos processos, bem como o trabalho notável dos Colaboradores do Banco, que se refletiu também na atribuição do prémio de “Melhor Banco em Portugal”, atribuído pela prestigiada Euromoney. Destaco também o resultado da nossa colaboração com a Fundação “la Caixa”, cuja intervenção em Portugal teve uma execução muito próxima dos 50 milhões de euros que estavam orçamentados. Este ano, a colaboração conjunta na implementação de programas sociais e de apoio à investigação e saúde, cultura e ciência, e educação e bolsas, permitiram apoiar mais de 112 mil pessoas”.
CRÉDITO E RECURSOS CONTINUAM A CRESCER
Carteira de crédito à habitação cresce 5% e às empresas 4%
A carteira total de crédito a Clientes (bruto) aumentou 3% yoy, para 31.1 Bi.€, o que corresponde a um incremento homólogo de 1 Bi.€. A quota de mercado em crédito manteve-se estável (12.1% em nov24).
A carteira de crédito à habitação aumentou 5% yoy, para 15.2 Bi.€. A contratação de novo crédito à habitação em 2024 atingiu 2.9 Bi.€, o que corresponde a um aumento homólogo de 19% e uma quota de mercado de 15.7% (até nov2024). A quota de mercado em termos de carteira de crédito subiu para 14.5%.
A carteira de crédito a empresas cresceu 4% yoy para 12 Bi.€. De salientar que o BPI concedeu 1.900 M.€ de financiamento sustentável.
Recursos de Clientes aumentam 5% yoy
Os recursos totais de Clientes aumentaram 5% yoy (+2.1 Bi.€), totalizando 40 Bi.€ no final de 2024. Os depósitos de Clientes aumentaram 4% yoy, para 30.5 Bi.€ (+1.2 Bi.€). Já os recursos fora do balanço (fundos de investimento, seguros de capitalização e outros) registaram uma subida de 10%, para 9.5 Bi.€.
PRODUTO BANCÁRIO CRESCE EM TODAS AS COMPONENTES
O produto bancário atingiu 1.337 M.€, o que representa um crescimento homólogo de 12%.
A margem financeira resistiu num contexto de descida das taxas de juro de mercado ao longo de 2024. Na comparação com dezembro de 2023, a margem financeira cresce 4% (+34 M.€), para 977 M.€, explicado pelo repricing do crédito com indexantes superiores aos do período homólogo, parcialmente compensado pelo aumento do custo dos depósitos.
As comissões aumentaram 12% yoy, o que é explicado, em parte, por um ganho one-off registado em junho 2024, que resultou da liquidação antecipada da participação em resultados de apólices de seguros comercializadas em anos anteriores. Excluindo este impacto extraordinário, o aumento das comissões situou-se em 7%, refletindo o crescimento da atividade comercial.
CUSTOS ESTÁVEIS E RÁCIO DE EFICIÊNCIA MELHORA PARA 37%
Os custos de estrutura recorrentes mantêm-se estáveis (-1%) face ao ano anterior. Os custos com pessoal diminuíram 2% yoy, enquanto os gastos gerais administrativos aumentaram 6% yoy. As depreciações e amortizações diminuíram 12% yoy. O rácio de eficiência (cost-to-income) situou-se 37% em 2024, representando uma melhoria de 3 pp em relação ao ano anterior.
MANUTENÇÃO DA QUALIDADE DA CARTEIRA DE CRÉDITO E ELEVADA CAPITALIZAÇÃO
A solidez financeira do BPI exprime-se num perfil de baixo risco, numa posição de liquidez adequada e em níveis elevados de capitalização.
Risco em mínimos históricos
O rácio de Non-performing exposures (NPE, critérios EBA) do BPI mantém-se em mínimos históricos, de 1.4%, e a cobertura por imparidades e colaterais ascende a 151%. O rácio de Non-performing loans (NPL, critérios da EBA) situa-se nos 1.7% cobertos a 152% por imparidades e colaterais.
As imparidades de crédito líquidas de recuperações diminuíram de 51 M.€ em 2023 para 29 M.€ em 2024, o que corresponde a um custo do risco de crédito de 0.09% (0.16% em 2023).
Capital com folga confortável
O BPI cumpre por margem significativa os requisitos mínimos exigidos pelo Banco Central Europeu (BCE), apresentando no final de dezembro 2024 os seguintes rácios: CET1 de 14.3%, Tier 1 de 15.7% e capital total de 17.9%. O rácio de leverage situou-se em 7.4%. O Buffer MDA - folga de capital sem limitações à distribuição de resultados – ascende a 4.1 p.p., considerando os requisitos e capital em vigor desde 1 jan.2025.
O BPI cumpre os rácios de MREL:
• O rácio MREL em percentagem dos RWA situa-se em 27.7%, versus o requisito de MREL de 25.20% para 2025.
• Rácio MREL em percentagem da LRE (Leverage Risk Exposure) de 13.0%, versus requisito de 5.91%.
~1 MILHÃO DE CLIENTES DIGITAIS
A Banca Digital no BPI mantém a trajetória de crescimento, com um forte aumento dos Clientes aderentes. Os canais digitais do BPI registaram 959 mil utilizadores no final de dezembro de 2024, com uma adesão significativa ao canal mobile, que conta com 763 mil utilizadores regulares da BPI App (+44 mil utilizadores ativos yoy).
O Banco ocupa a 2ª posição em termos de adesão de Clientes particulares nos canais digitais (Net e Mobile)(1).
(1)1 BASEF Banca - novembro 2024 (principais bancos).
COMPROMISSO COM AS PESSOAS, A SOCIEDADE E O AMBIENTE
Valorização do Talento Jovem: O BPI reforçou o seu compromisso com a valorização do talento jovem, implementando uma estratégia ativa de contratação e retenção de profissionais qualificados, com menos de 30 anos. Em 2024, o banco integrou 225 talentos nos seus quadros com uma média de idades de 28 anos. O objetivo passa por aumentar a diversidade geracional nas equipas, impulsionar a inovação e acelerar o processo de transformação digital.
Um dos pilares desta renovação geracional tem sido o sucesso das Academias BPI, que apresentam uma taxa de retenção de 75%. Em 2024, o Banco realizou a 3ª edição da Academia de Trainees BPI, com o objetivo de captar e preparar jovens talentos que queiram iniciar uma carreira no setor financeiro nas áreas corporativa, comercial, riscos e inteligência artificial. No total foram criadas 71 vagas de estágio remuneradas, para finalistas e recém-graduados de licenciaturas e mestrados de diversas formações académicas. Candidataram-se mais de 2.200 jovens talentos.
No capítulo da diversidade e inclusão, o BPI registou 45% (dez.24) de mulheres em posições diretivas, superando a meta de 43% inscrita no seu Plano Diretor de Sustentabilidade 2022-2024.
Em 2024, o BPI foi reconhecido como o Banco #2 em termos de reputação como empregador, de acordo com o relatório Employer Brand Reputation 2024, da consultora OnStrategy.
Colaboração BPI | Fundação ”la Caixa”: O apoio às Pessoas e à Sociedade faz parte da identidade do BPI e do Grupo CaixaBank, reforçado com o alargamento da atividade da Fundação ”la Caixa” a Portugal, em 2018. Apenas em 2024, a Fundação ”la Caixa” investiu cerca de 50 milhões de euros em programas sociais, investigação e saúde, cultura e ciência, e educação e bolsas, cobrindo 100% do território nacional. No total, cerca de 112 mil pessoas beneficiaram destes programas no ano passado.
Dois dos programas sociais que envolvem ambas as entidades – os Prémios BPI Fundação “la Caixa” e a Iniciativa Social Descentralizada – disponibilizaram apoios financeiros de 44 milhões de euros desde o seu lançamento para impulsionar respostas sociais em todos os distritos e regiões autónomas, que beneficiaram mais de 485 mil pessoas.
Programa BPI Voluntariado: Em 2024, cerca de 2.100 voluntários participaram em iniciativas sociais disponíveis na Plataforma BPI Voluntariado. As iniciativas de voluntariado desenvolvidas beneficiaram diretamente mais de 17.000 pessoas e desde o início do programa (março 2021) beneficiaram mais de 87.500 pessoas.
4.4 mil milhões de euros em financiamento sustentável até 2027: O novo Plano de Banca Sustentável 2025/27 do BPI prevê duas áreas principais de atuação: (1) promover uma economia mais sustentável; e (2) apoiar o desenvolvimento económico e social, em colaboração com a Fundação ”la Caixa”. Na vertente económica, o Plano tem como meta atingir os 4.4 Bi.€ em financiamento sustentável, alavancado em vetores de crescimento e contribuindo para impulsionar a descarbonização do tecido empresarial. Refira-se que, apenas em 2024, o BPI concedeu cerca de 1.5 Bi.€ em financiamento verde e social a empresas e 0.4 Bi.€ a particulares, nomeadamente através de operações de crédito para promoção da eficiência energética na habitação, mobilidade, entre outros.
RECONHECIMENTO E REPUTAÇÃO
BPI distinguido como “Melhor Banco em Portugal”, “Melhor Banco para PME” e “Melhor Banco Digital” pela Euromoney em 2024
O BPI viu reconhecida a sua liderança no mercado português com a obtenção de três galardões nos prémios Awards for Excellence, concedidos pela revista britânica Euromoney. O BPI conquistou o prémio principal de “Melhor Banco em Portugal”, sendo esta a segunda vez nos últimos três anos que recebe este galardão. Além disso, o BPI foi reconhecido como ‘Melhor Banco para PME em Portugal’ e ‘Melhor Banco Digital em Portugal’.
BPI Private Banking conquista cinco prémios pela Euromoney
O BPI foi eleito como “Best Domestic Private Bank in Portugal” nos Euromoney Global Private Banking Awards 2024, tendo ainda vencido outras quatro categorias: “Portugal’s Best for High Net Worth”, “Portugal’s Best for Digital Solutions”, “Portugal’s Best for Next-Gen” e “Portugal’s Best for Sustainability”.
Global Finance atribui quatro prémios ao BPI nos World’s Best Digital Bank Awards
A Global Finance atribuiu quatro prémios ao BPI nos World’s Best Digital Bank Awards 2024. O BPI foi considerado o melhor banco em Portugal, em 2024, nas categorias “Best Corporate/ Institutional Digital Bank” e “Best in Innovation”. Além dessas distinções, a aplicação móvel Pulsoo, uma parceria entre o BPI e a NOS para facilitar a gestão diária de pequenos negócios, venceu a categoria “Best SME Banking/SME Platform – Portugal 2024”, enquanto a plataforma de operações cambiais BPI FX Now venceu a categoria de serviços de gestão online de tesouraria das empresas (“Best Online Treasury Services – Portugal 2024”).
App Pulsoo do BPI e da NOS distinguida nos PayTech Awards 2024
A aplicação móvel Pulsoo venceu a categoria Best User / Consumer Experience Initiative in Business Payments nos PayTech Awards 2024. A ferramenta gratuita resulta de uma parceria entre o BPI e a NOS e foi desenvolvida para facilitar a gestão diária de pequenos negócios, proporcionando uma visão agregada da posição financeira da empresa e respetivas transações e simplificando o cumprimento das obrigações regulatórias e fiscais.
BPI eleito Marca de Confiança na Banca pelo 11º ano consecutivo
O BPI foi eleito, pelo 11.º ano consecutivo, a marca bancária de maior confiança dos portugueses no estudo das Selecções do Reader’s Digest. Os portugueses avaliaram atributos como a qualidade do serviço, a relação custo benefício e a sustentabilidade das marcas.
BPI/CaixaBank vence “Market Member (Bonds)” nos Euronext Lisbon Awards
O BPI/CaixaBank venceu a categoria “Market Member (Bonds)” nos Euronext Lisbon Awards 2024, pela liderança no valor negociado em obrigações na principal bolsa de valores em Portugal.
BPI vence Prémio Cinco Estrelas 2025: “Crédito à Habitação” e “Produtos Prestígio”
O BPI recebeu duas distinções no Prémio Cinco Estrelas 2025 ao vencer as categorias “Crédito Habitação” e “Banca – Produtos Prestígio”, esta última pelo quarto ano consecutivo.