As candidaturas são efetuadas on-line, em premiosbpi.fundacaolacaixa.pt.
Para iniciar a apresentação de uma candidatura, a entidade deverá identificar um utilizador gestor, que será a pessoa responsável pela gestão da candidatura na Plataforma dos Prémios.
São válidos os registos de utilizador efetuados em 2023 mas no caso de se estar a candidatar pela primeira vez note que este processo carece de validação, ficando concluído em 3 dias úteis, só depois pode apresentar a candidatura. O processo está sempre disponível, pelo que se recomenda fazer este registo antecipadamente.
O preenchimento do formulário de candidatura exige também a acreditação da entidade. Salienta-se que:
a) Entidades com candidaturas até 2023 já se encontram acreditadas, sendo necessário validar e atualizar a informação disponível;
b) Entidades que se candidatam pela primeira vez em 2024, é necessário submeter um novo processo de acreditação, mediante fornecimento dos dados da entidade.
Após preencher e validar todo o formulário de candidatura, deverá no final, carregar em “Submeter”.
Entidades premiadas anteriormente
As entidades premiadas em edições dos Prémios anteriores a 2023 devem, no momento de apresentação da candidatura, ter validados o relatório final e a justificação financeira dos projetos premiados.
No momento de apresentação da candidatura, as entidades premiadas em 2023 devem preencher um Relatório de progresso do projeto em que justifique a execução de pelo menos 50% do projeto, tanto ao nível das atividades realizadas como do apoio concedido.
Documentação
A candidatura exige a aceitação das condições do regulamento do prémio. Antes de se candidatar consulte o regulamento e toda a documentação de apoio de caráter vinculativo:
REGULAMENTO
GUIA DE APOIO
MANUAL UTILIZAÇÃO