4 dicas para sobreviver à Black Friday e ao Natal

Descubra como fazer escolhas conscientes e compatíveis com o seu orçamento.
18 de Novembro de 2024
Casal a aproveitar para fazer as compras de Black Friday

O Guia de sobrevivência que precisa

Os últimos meses do ano são sinónimo de muitas despesas. As promoções irresistíveis da Black Friday e a corrida aos presentes de Natal podem comprometer as poupanças e a paciência de qualquer pessoa.

Apesar da confusão, há várias formas de transformar esta altura numa oportunidade para comprar de forma consciente. Quer saber como? Conheça as nossas dicas.

Defina o valor que pretende gastar

Parece óbvio, mas gastar apenas o valor definido, tendo em conta o seu orçamento, é uma dica importante que contribui para manter a estabilidade das suas finanças. A par disto, pode também definir as prioridades. Faça esta questão várias vezes: “eu preciso mesmo disto?” e seja fiel às suas respostas.

Faça uma lista do que quer comprar

Há quanto tempo tem a torradeira avariada? Os artigos que precisa de substituir e que são essenciais para o seu dia a dia devem constar no topo da sua lista. Já no final, deve colocar os "pequenos caprichos”. Uns fones novos ou aqueles sapatos que anda a namorar há muito tempo? O segredo da lista está em garantir que todos os artigos podem ser comprados com o orçamento definido.

Pesquise, compare e (depois) compre

Pesquise, pesquise, pesquise e pesquise ainda mais. Hoje em dia existe a possibilidade de saber preços, características, reviews e praticamente tudo sobre um produto através de poucos cliques. Por isso, e para garantir que consegue o verdadeiro achado, faça o máximo de pesquisas possíveis, nas diferentes marcas e plataformas.

Compre online e em segurança

Evite a confusão dos shoppings na Black Friday ou no Natal. Opte por fazer compras online e pague com cartões físicos ou virtuais. Ambas as opções são seguras.

Ao pagar com o seu cartão físico, receberá um código do banco para autorizar a transação. Se preferir uma camada extra de proteção, crie um cartão virtual para evitar fornecer dados associados ao seu cartão físico.

Artigos relacionados