Quando a ONU anunciou que esta seria a “Década de Ação”, apelando a uma ação conjunta, capaz de acelerar a implementação da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, fê-lo com a certeza de que estamos num momento crítico, que exige um plano estratégico à escala global.
O programa SDG Ambition nasce desse apelo à ação, tendo sido lançado em janeiro de 2020 no World Economic Forum, em Davos, com a participação de António Guterres, Secretário-geral da ONU. Empresas de todo o mundo foram desafiadas a identificar áreas de risco, definir metas, desenvolver estratégias e descobrir novas oportunidades de negócio para acelerar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com o objetivo de alcançar 1000 empresas em 40 países.
O SDG Ambition Portugal contempla capacitação e assessoria para apoiar as empresas na integração dos ODS nas estratégias de negócio, através de quatro pilares fundamentais:
- Priorizar ações que irão acelerar o contributo da empresa para a Agenda 2030;
- Definir metas e indicadores alinhados com 10 benchmarks globais de sustentabilidade, críticos para a transformação da economia, da sociedade e do planeta;
- Relacionar as metas de sustentabilidade com a gestão e os processos já existentes;
- Comunicar o progresso e as metas estabelecidas.
Através da sua adesão, a BPI GA reforça os seus valores e promove simultaneamente o progresso social e o seu sucesso a longo prazo. Adicionalmente, a BPI GA aderiu ao programa SDG Ambition Portugal do UNCG, procurando acelerar o progresso e o impacto nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030.
O que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas é constituída por 17 ODS e foi aprovada em setembro de 2015 por 193 membros, resultando do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo para criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas.
Os ODS exigem uma ação mundial entre os governos, as empresas e a sociedade civil para acabar com a pobreza e criar uma vida com dignidade e oportunidades para todos considerando os limites do planeta. Os ODS convocam de forma muito clara todas as empresas a utilizar a sua criatividade e inovação para resolverem os desafios de desenvolvimento sustentável. Estes Objetivos foram acordados por todos os governos, mas o seu sucesso depende das iniciativas e colaboração de todos os setores.
Na medida em que os ODS formam a agenda global para o desenvolvimento das sociedades, permitirão que empresas líderes demonstrem como os seus negócios contribuem para o avanço do desenvolvimento sustentável, por um lado minimizando os impactos negativos e por outro maximizando os impactos positivos nas pessoas e no planeta.
Mais informações em: https://www.ods.pt/