Adesão a Iniciativas

Como sinal de compromisso para o desenvolvimento de um sistema financeiro mais sustentável, a BPI Gestão de Ativos aderiu a diversas iniciativas internacionais, que atuam na área da sustentabilidade, tais como os Princípios para o Investimento Responsável das Nações Unidas e o Climate Action 100+, e, mais recentemente, o Global Compact das Nações Unidas e o programa SDG Ambition.

BPI GA_BPI_Cronologia_Investimento_Socialmente_Responsavel

Princípios para o Investimento Responsável das Nações Unidas - UNPRI BPI Gestão de Activos | Principles for Responsible Investment - logo

Em abril de 2019, a BPI Gestão de Ativos, do Grupo CaixaBank Asset Management, tornou-se na primeira Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Mobiliário (SGFIM) em Portugal a aderir aos princípios de investimento responsável das Nações Unidas (United Nations – Principles for Responsible Investment) com o objetivo e o compromisso de impulsionar o investimento responsável através da adoção de critérios ambientais, sociais e de bom governo (ESG) nas suas decisões de investimento.

A decisão de aderir ao UNPRI e de dinamizar o Investimento Socialmente Responsável por parte da BPI Gestão de Ativos foi o resultado de uma reflexão nos últimos anos e está fortemente associada a uma das principais linhas estratégicas do grupo, Caixabank e do crescente reconhecimento de que as questões ESG são importantes financeiramente e que fazem parte do dever fiduciário para com os nossos Clientes.

Os princípios de investimento responsável das Nações Unidas foram criados com o objetivo de ajudar nas decisões de investimento a mais longo prazo. A iniciativa conta com a participação de mais de 2000 entidades a nível global, com um montante sob gestão que ultrapassa os 80 biliões de euros em ativos, e que envolve investidores e empresas do setor financeiro comprometidos em integrar nas suas decisões de investimentos, fatores ambientais, sociais e de bom governo.

Ao assinar os princípios, as entidades comprometem-se publicamente a adotá-los e implementá-los, avaliando a sua implementação e melhorando de forma contínua.
O Grupo CaixaBank considera essencial o bom governo, a transparência e a sua estratégica inclui o desafio de ser uma referência na gestão responsável e compromisso social. Entre as iniciativas a desenvolver está a promoção de uma cultura de conduta responsável; a implementação das melhores práticas de controlo interno e de governo das sociedades; o fomento do financiamento responsável e sustentável, entre outros.

https://www.unpri.org/

Quais são os 6 Princípios para o Investimento Responsável?

Os UNPRI são uma referência global no que diz respeito ao investimento sustentável. Os princípios foram criados por um grupo internacional de investidores institucionais e refletem a crescente relevância das questões ambientais, sociais e de bom governo para as práticas de investimento. Ao subscrever os princípios, as entidades comprometem-se publicamente a adotá-los e implementá-los, avaliando a sua implementação e melhorando de forma contínua.

Os seis princípios consistem em:

  • Princípio 1: incorporar os temas ESG nos processos de análise de investimento e tomada de decisão;
  • Princípio 2: ser pró-ativo e incorporar os temas ESG nas políticas de investimento e práticas enquanto gestores de ativos;
  • Princípio 3: procurar que as entidades em que se investe divulguem de forma apropriada os aspetos ESG;
  • Princípio 4: promover a aceitação e implementação dos princípios dentro do sector;
  • Princípio 5: trabalhar juntamente com os outros membros para melhorar a implementação dos princípios;
  • Princípio 6: divulgar relatórios sobre as atividades e o progresso na implementação dos princípios.