Pilares de Investimento Sustentável e Responsável
PR_WCS01_UCM01169309
Na BPI Gestão de Ativos, com 30 anos de experiência, reconhecemos a importância da adoção de boas práticas de investimento e acreditamos que o nosso trabalho é melhor quando gera simultaneamente valor para o Cliente e para a sociedade, com clareza e transparência. É isso que fazemos, de acordo com os nossos valores.
A BPI Gestão de Ativos está alinhada com a estratégia do seu acionista, o CaixaBank Asset Management (CaixaBank AM), e com os valores de todo o Grupo CaixaBank no qual está integrada, promovendo "a criação de valor para o Cliente, a proximidade, transparência, flexibilidade, eficiência, responsabilidade e segurança".
Comprometemo-nos a contribuir para uma economia sustentável, que combina a rentabilidade de longo prazo com a justiça social e a proteção ambiental, pelo que desenvolvemos um modelo de investimento Sustentável e Responsável, com base em três pilares fundamentais:
- Incorporação de aspetos ambientais, sociais e de governo (fatores ASG, ou ESG na designação anglo-saxónica) no processo de análise de investimentos e tomada de decisão, complementando os critérios financeiros tradicionais.
- Envolvimento de longo prazo da Sociedade Gestora nas empresas em que investe, através da participação ativa nas decisões de governo (votação presencial ou por procuração/proxy voting).
- Diálogo com empresas admitidas à negociação em questões materiais ou controversas relacionadas com critérios ESG (conhecido como engagement).
| Ambientais Fatores relacionados com a qualidade e bom-funcionamento do meio ambiente e dos sistemas naturais, tais como a qualidade do ar, da água e do solo, carbono e clima, ecologia e biodiversidade, emissões de CO2 e mudanças climáticas, eficiência energética, escassez de recursos naturais e gestão de resíduos. |
| Sociais Fatores relacionados com os direitos, bem-estar e interesses dos indivíduos e comunidades, tais como os direitos humanos, condições e hábitos de trabalho, educação, igualdade de género, e proibição de trabalho infantil e forçado. |
| Governo Fatores relacionados com as boas práticas de governo de empresas e outras entidades nas quais a Sociedade Gestora investe, tais como a independência e supervisão dos conselhos de administração, as boas práticas e transparência, a remuneração dos administradores, os direitos dos funcionários, a estrutura de gestão, e as medidas aplicadas para combater a corrupção e o mau uso de informação privilegiada. |
A BPI GA tem em consideração na sua atividade diversas políticas em aspetos de integração dos riscos em matérias de sustentabilidade, tais como a Política de Integração de Riscos em Matérias de Sustentabilidade, Política de Gestão de Risco Ambiental, a Política de Relacionamento com o Setor da Defesa, o Código de Conduta, a Política de Exercício de Direitos de Voto ou a Política Corporativa de Direitos Humanos do CaixaBank, à qual a BPI GA aderiu.
Em matéria de Direitos Humanos, a BPI GA estabelece o compromisso de respeitar:
- A Carta Internacional dos Direitos Humanos das Nações Unidas;
- A Declaração Universal dos Direitos do Homem o Pacto Internacional sobre os Direitos Civis;
- O Pacto Internacional sobre os Direitos Económicos, Sociais e Culturais;
- A Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre os Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho e as respetivas oito Convenções Fundamentais;
- A Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia.