Nota Informativa

2 de Maio de 2024
Mercados financeiros - A Reserva Federal desconfia de um regresso da inflação aos 2% | nota breve 02.05.2024
  • Como previsto, a Reserva Federal manteve ontem as taxas de juro no intervalo 5,25%-5,50% e explicou que os dados recentemente divulgados não ajudaram a ganhar a confiança necessária para reduzir as taxas de juro em breve. Em particular, a Reserva Federal está preocupada com o facto de a inflação se manter acima do objetivo de 2% e de as suas perspetivas para os próximos meses estarem rodeadas de muita incerteza.
  • No entanto, o Presidente Jerome Powell afastou as expectativas de uma eventual subida das taxas de juro e explicou que a discussão na FOMC se tinha centrado na duração da manutenção das taxas de juro elevadas, mas não na necessidade de as aumentar. Acreditam que o atual ambiente de aperto deverá ser suficiente para que a inflação regresse aos 2%, embora seja necessário mais tempo do que o esperado para ganhar a confiança necessária para começar a reduzir as taxas de juro.
  • A principal notícia foi o anúncio de que a redução do balanço da Fed (quantitative tightening) abrandará a partir de junho. Especificamente, os Treasuries poderão vencer a um ritmo de 25 mil milhões de dólares por mês (60 mil milhões anteriormente) e os MBS continuarão a vencer a um ritmo de 35 mil milhões de dólares por mês.