PR_UCMS02062982
Linha de crédito de 500 milhões de euros que oferece uma solução de financiamento para auxílio da transição ESG, sob a forma de empréstimo a prazo fixo.
As operações ao abrigo desta linha poderão beneficiar de uma garantia FEI (70%) ou garantia BEI (80%), desde que cumpram, adicionalmente com as condições de elegibilidade da Linha BPI/FEI InvestEU ou Linha BPI/BEI Eficiência Energética (atualmente suspensa), respetivamente.
Esta linha de crédito enquadra-se no financiamento sustentável (Sustainable Finance) e pretende apoiar as empresas que privilegiem fatores Ambientais, Sociais e de Governance (Environmental, Social and Governance - ESG) na sua estratégia e/ou nos seus investimentos.
- Obter financiamento para apoiar investimentos ESG ou suportar a estratégia ESG da empresa;
- Beneficiar de prazo alargado para apoiar esta transição com o máximo de 10 anos;
- Integrar lista BPI de empresas com financiamentos para a transição sustentável (ESG) com divulgação no site público;
- A empresa poderá usufruir da vantagem financeira associada à possibilidade de contratar com garantia FEI ou BEI (atualmente suspensa), obtendo spreads mais competitivos.
Micro, Pequenas e Médias Empresas (incluindo Empresários em Nome Individual, desde que no âmbito da sua atividade profissional):
- Com certificação PME;
- Com localização em território nacional;
- Aderentes ao BPI Net Empresas, com Documentação Digital.
- Modalidade de financiamento: empréstimo a prazo fixo.
A verificação da elegibilidade é efetuada através da Declaração de Compromisso e Questionário ESG.
Se a operação tiver garantia FEI ou BEI, a verificação da elegibilidade deverá ser efetuada adicionalmente através da FIRI disponível para cada uma das linhas selecionada (Linha BPI/FEI InvestEU ou Linha BPI/BEI Eficiência Energética (atualmente suspensa), respetivamente).
Finalidades de financiamento:
- Investimento ESG
- Empresa com Características Sustentáveis (inclui Fundo de Maneio e/ou outros Investimentos);
- Compromissos Transição Sustentável (inclui Fundo de Maneio e/ou outros Investimentos).
A definir em função das necessidades específicas de cada Cliente e da análise de risco efetuada pelo BPI.
- Montante mínimo: 25 mil euros por operação (40 mil euros, se a operação tiver garantia BEI Eficiência Energética (atualmente suspensa));
- Montante máximo:
- 10 milhões de euros por operação;
- 2,5 milhões de euros, se a operação tiver garantia FEI InvesteEU;
- 5 milhões de euros, se a operação tiver garantia BEI Eficiência Energética (atualmente suspensa).
- Prazo mínimo: 12 meses (36 meses, se a operação tiver garantia BEI Eficiência Energética (atualmente suspensa));
- Prazo máximo: 10 anos;
- Plano de reembolso: de acordo com as necessidades do Cliente/investimento;
- Periodicidade de juros: mensal, trimestral, semestral, anual ou no vencimento;
- Período e número de desembolsos (Plano de Utilização): único, no momento da contratação da operação ou por tranches, de acordo com as necessidades do Cliente e/ou investimento;
- Período de carência: máximo 24 meses.
- Garantias habitualmente exigidas pelo BPI;
- Se se optar por incluir a garantia FEI InvestEU: garantia de 70% prestada pelo FEI (corresponde a 70% do montante de capital e juros (até 90 dias, excluindo juros capitalizados e juros de mora) para cada operação;
- Se se optar por incluir a garantia BEI Eficiência Energética (atualmente suspensa): garantia prestada pelo FEI com limite de 80% dos montantes de capital e juros (remuneratórios até 90 dias) por operação e com um cap de 4 milhões de euros (8% do total);
- Partilha de Garantias (aplicável a operações com Garantia FEI ou BEI): as garantias são constituídas a favor do BPI e, em caso de execução destas, a recuperação será partilhada a pari passu com o FEI ou BEI.
Taxa de Juro
As operações podem ser contratadas nas seguintes modalidades:
- Taxa Variável - composta por um indexante variável (indexado a uma taxa de referência de mercado) + um spread comercial;
- Taxa Fixa - composta por um indexante fixo ao longo de toda a vida da operação + um spread comercial.
Pagamento de Juros
Postecipados, mensais, trimestrais, semestrais ou anuais integralmente suportados pelos beneficiários.
Reembolso de Capital
Prestações constantes, iguais, postecipadas, mensais, trimestrais, semestrais ou anuais, ou de acordo com as necessidades do Cliente/investimento.
Comissões
Aplica-se o preçário geral em vigor no BPI para os empréstimos a prazo fixo (nas operações com garantia FEI InvestEU considera-se a Comissão de Estudo e Montagem (até 2% sobre o montante do crédito contratado) em substituição da comissão de abertura.
Condições Prévias de Acesso:
- Declaração Compromisso onde se declara a tomada de conhecimento das condições e requisitos de acesso e a assunção dos compromissos de elegibilidade no âmbito desta linha;
- Questionário ESG: impresso para definição do tipo de investimento ou a seleção de indicadores relacionados com o cumprimento de metas ou objetivos ESG;
- Certificação PME: certificação online de micro, de pequena ou de média empresa, emitida pelo IAPMEI;
- Adesão ao BPI Net Empresas e subscrição da documentação digital.
Notas
A presente informação tem natureza publicitária e não dispensa a consulta de informação pré-contratual e contratual legalmente exigida, não constituindo uma proposta contratual.
Contratação sujeita a aprovação prévia das entidades envolvidas e sujeita às condições definidas em função do perfil de risco para cada operação.