A Fundação "la Caixa" destina mais de 23 milhões de euros a 33 novos projetos de investigação em biomedicina e saúde em Espanha e Portugal

21-09-2022
  • A quinta edição do Concurso CaixaResearch de Investigação em Saúde 2022 dará um impulso a 33 novos projetos de investigação biomédica, 13 deles portugueses, aos quais se concede um apoio financeiro individual de até um milhão de euros.
  • O Concurso CaixaResearch apoia iniciativas de investigação de base, clínica e translacional de excelência e com forte impacto no que se refere aos desafios de saúde na área das doenças cardiovasculares, infeciosas e oncológicas, e das neurociências, para além de projetos que deem lugar a tecnologias facilitadoras nessas áreas.
  • O Concurso CaixaResearch da Fundação ”la Caixa” é realizado em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que financia 3 dos 13 projetos portugueses selecionados.


O Concurso CaixaResearch de Investigação em Saúde 2022 selecionou 33 novos projetos biomédicos e de saúde promissores promovidos por centros de investigação e universidades de Espanha e Portugal. Deste modo, a Fundação ”la Caixa”, com a colaboração do BPI, reafirma, uma vez mais, o seu apoio a projetos de excelência que possam ter um impacto positivo na saúde dos cidadãos.

Neste quadro, atribui um total de 23,1 milhões de euros a tais projetos – 20 espanhóis e 13 portugueses –, projetos estes que serão desenvolvidos ao longo dos próximos três anos.

O Concurso, ao qual foram apresentadas nesta edição 546 propostas, tem como objetivo identificar e promover iniciativas de excelência científica e de maior potencial e impacto social, tanto em investigação de base e clínica como translacional e de inovação.

Os 13 projetos portugueses selecionados são provenientes de vários centros de investigação do país: 7 da Área Metropolitana de Lisboa, 3 da Região Norte (Porto e Braga), 2 da Região Centro (Coimbra) e 1 do Algarve.

Distribuição territorial dos projetos de acordo com a sede do investigador principal:


PORTUGAL 13
i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto: 2
Universidade NOVA de Lisboa (NMS and ITQB): 2
Universidade de Coimbra: 1
Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR): 1
Católica Biomedical Research Centre: 1
Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa: 1
Instituto de Medicina Molecular: 1
Fundação Champalimaud: 1
Instituto Gulbenkian de Ciência: 1
Universidade do Minho: 2


O Concurso CaixaResearch conta com a parceria da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), que financia com 2,3 milhões de euros 3 dos 13 projetos portugueses selecionados nesta edição.

O apoio financeiro concedido às instituições selecionadas é de dois tipos: até 500 000 euros em três anos para projetos apresentados por uma única organização de investigação e até 1 000 000 de euros em três anos para projetos apresentados por consórcios de 2 a 5 organizações de investigação.

Desde o início do Programa em 2018, a Fundação ”la Caixa” destinou 94,8 milhões de euros a 138 projetos de investigação inovadores e de grande impacto social, 95 liderados por equipas espanholas e 43 por grupos de investigação portugueses, sendo o único Concurso de apoio à investigação em saúde que abrange Espanha e Portugal. Todos os projetos foram selecionados por comissões de especialistas internacionais constituídas para cada edição, que avaliam as propostas, entrevistam os pré-selecionados e selecionam os melhores projetos.

A Fundação ”la Caixa” acaba de anunciar uma nova edição do Concurso CaixaResearch de Investigação em Saúde, cujo resultado será divulgado em 2023, convidando os investigadores interessados a candidatar-se aos apoios.

1350x350_Biomedico

Fundação ”la Caixa”: 40 milhões de euros para 2022

A Fundação ”la Caixa” iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no Grupo CaixaBank. Em 2022, irá destinar 40 milhões de euros a projetos sociais, de investigação, educativos e de divulgação cultural e científica. A Fundação mantém o seu compromisso de alcançar um investimento de até 50 milhões de euros anuais nos próximos anos com a implementação de todos os seus programas em Portugal.