O BPI e a John Deere comemoram 20 anos de parceria no financiamento da aquisição de tratores e equipamentos agrícolas da marca norte-americana. Para celebrar esta data, as duas entidades lançaram uma campanha especial com condições vantajosas de financiamento (em vigor até 31 de dezembro de 2023) para toda a gama de tratores e outros equipamentos John Deere.
No âmbito da parceria, nos últimos cinco anos, foi apoiada a aquisição de cerca de 1.900 tratores e alfaias agrícolas da marca norte-americana, correspondentes a um montante global de financiamento de 90 milhões de euros.
Em 2003, o BPI e a John Deere avançaram com uma colaboração conjunta com o objetivo principal de apoiar os agricultores portugueses nos seus investimentos destinados à modernização da produção agrícola. Ao longo dos anos, a parceria foi reforçada com novos produtos e serviços, adequados à especificidade de cada atividade e às exigências das várias culturas agrícolas.
Para o BPI, esta parceria permite reforçar o seu posicionamento como “Banco para a Agricultura”, em complemento a uma ampla gama de produtos e serviços financeiros, pensados especificamente para o setor agrícola e agroflorestal. No caso da John Deere, a ligação ao BPI tem permitido assegurar um amplo conjunto de soluções financeiras, apresentadas pelos Concessionários John Deere aos seus Clientes, em estreita ligação com os Balcões e Centros de Empresa do BPI.
Para marcar os 20 anos de parceria, o BPI e a John Deere, representados, respetivamente, por Pedro Barreto (Administrador Executivo) e Ernesto Flaquer (Diretor Geral de Vendas Ibérico), reuniram os representantes da rede de concessionários da marca norte-americana em Portugal.
Em 2022, a John Deere reforçou a sua posição como líder no setor da agricultura profissional em Portugal. A John Deere fechou o ano com uma quota de mercado superior a 50% em tratores de alta potência (mais de 150cv). Além disso, também liderou as vendas no segmento de tratores acima dos 100cv.
O BPI é líder no financiamento de curto prazo ao setor agrícola, com uma quota de 65% no n.º total de adiantamentos de subsídios à exploração concedidos pelo IFAP e validados pela CAP (campanha de 2022, dados até 12 de outubro) e também de 65% no crédito de campanha com apoio do IFAP às unidades produtivas dos setores da agricultura, silvicultura e pecuária (1º semestre de 2022).