BPI Gestão de Ativos e BPI Vida e Pensões com classificação máxima nos Princípios para o Investimento Responsável (PRI) promovidos pelas Nações Unidas

09-01-2025
 
  • Pela primeira vez, todas as Entidades do Grupo CaixaBank aderentes aos PRI – BPI Gestão de Ativos, BPI Vida e Pensões, CaixaBank Asset Management e VidaCaixa - alcançaram a classificação máxima de 5 estrelas no módulo “Política, Governação e Estratégia”, o mais representativo do relatório.
  • Os Princípios para o Investimento Responsável têm como objetivo conduzir os investidores a práticas de investimento mais sustentáveis.

A BPI Gestão de Ativos e a BPI Vida e Pensões obtiveram a classificação máxima na revisão anual realizada pelo PRI, promotor dos Princípios de Investimento Responsável (PRI, na sigla em inglês), promovidos pela Nações Unidas. Os PRI reconhecem o compromisso das gestoras de ativos e pensões com o Investimento Responsável (IR), integrando critérios sociais, ambientais e de governação nas suas decisões de investimento.

Em 2024, todas as Entidades do Grupo CaixaBank aderentes aos PRI – BPI Gestão de Ativos e BPI Vida e Pensões em Portugal e CaixaBank Asset Management e VidaCaixa em Espanha - alcançaram a classificação máxima de 5 estrelas no módulo “Política, Governação e Estratégia”, o mais representativo do relatório. As classificações obtidas ficaram acima da média do setor em todas as categorias que integram este módulo.

A organização do PRI atribuiu a pontuação máximas em indicadores-chave como: elementos e cobertura da política de investimento responsável, estratégia de voto e mudança climática. A BPI Gestão de Ativos também alcançou uma avaliação excelente na integração ESG para estratégias de Hedge Funds Long/Short Equity, bem como em medidas de confiança, auditorias internas e revisões periódicas.

Adérito Oliveira, responsável pela área de Desenvolvimento de Negócio e Sustentabilidade, e administrador executivo da BPI Gestão de Ativos, enfatizou que este reconhecimento "confirma e reforça o nosso compromisso com um modelo de investimento que combina a rentabilidade dos produtos com decisões de investimento alinhadas aos Princípios para o Investimento Responsável, promovendo a criação de valor para toda a sociedade". A gestora integrou os PRI em 2019 e continua com uma aposta muito forte no investimento responsável, procurando ser uma referência no mercado português em termos de sustentabilidade.

Na BPI Gestão de Ativos os Princípios do Investimento Responsável foram assinados em 2019. A gestora sempre foi pioneira e tem atuado proativamente na adequação da gestão de sua atividade às novas normas regulatórias e também na adoção das melhores práticas de mercado em sustentabilidade.

No caso da BPI Vida e Pensões, a adesão ao PRI aconteceu em 2020, altura em que a seguradora assumiu como prioridade estratégica a adoção destes princípios, aplicados à totalidade dos seus investimentos. Em 2024, a companhia participou no programa SDG Ambition promovido pelo UN Global Compact, um programa desenvolvido com o objetivo de acelerar a implementação da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Esta participação, veio reforçar o compromisso da BPI Vida e Pensões com o tema da sustentabilidade.

Quanto ao reconhecimento alcançado, a BPI Vida e Pensões considera que é reflexo do compromisso estratégico da Companhia, de políticas corporativas rigorosas e da integração dos princípios de investimento sustentável na gestão de investimentos. A BPI Vida e Pensões considera que a adoção destes princípios tem um efeito favorável nos resultados financeiros de longo prazo e contribui para um maior progresso económico e social.

Os Princípios de Investimento Sustentável foram criados com o objetivo de ajudar nas decisões de investimento a mais longo prazo. Em 2024, esta iniciativa conta com 3.051 signatários, com quase 89 triliões de dólares em ativos sob gestão, realçando a relevância desta iniciativa a nível internacional.


A BPI Gestão de Ativos e a BPI Vida e Pensões são também aderentes das seguintes iniciativas:

Climate Action 100+: iniciativa de investidores que visa garantir que as maiores empresas emissoras de gases com efeito estufa tomem medidas contra as alterações climáticas. Envolve mais de 600 investidores que dialogam com 168 empresas para melhorar as suas práticas de bom governo, reduzir emissões e aumentar a transparência.

UN Global Compact: é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 20.000 participantes em mais de 167 países. Baseia-se em compromissos de CEO para implementar princípios universais de sustentabilidade e apoiar os objetivos da ONU. A iniciativa promove práticas empresariais responsáveis nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
 

Princípios para o Investimento Responsável (PRI)
Os Princípios para o Investimento Responsável, seis na totalidade, foram lançados em abril de 2006 com o apoio das Nações Unidas. Trata-se de um conjunto de princípios voluntários, desenvolvidos por e para os investidores e apresentam uma série de ações com as quais as empresas signatárias podem incorporar fatores ESG nos critérios de investimento e contribuir para o desenvolvimento de um sistema financeiro global mais sustentável:

  • Incorporar critérios ESG na análise de investimento e nos processos de tomada de decisão.
  • Ter uma intervenção ativa enquanto investidores e incorporar critérios ESG em todas as práticas e políticas.
  • Pedir às entidades em que investem que publiquem informações apropriadas sobre temas ESG.
  • Promover a aceitação e aplicação dos Princípios na comunidade global de investidores.
  • Trabalhar em conjunto para melhorar a eficácia da implementação dos Princípios.
  • Reportar as atividades e progressos na implementação dos Princípios.


A BPI Gestão de Ativos é ainda aderente às seguintes iniciativas:

ADVANCE: iniciativa do UN PRI focada na defesa dos direitos humanos, na qual diversos investidores colaboram para influenciar empresas a implementar os Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos, promovendo a responsabilidade de respeitar os direitos humanos.
 

Transition Pathway Initiative (TPI): é uma iniciativa global liderada por investidores que avalia a preparação das empresas para a transição para uma economia baixa em carbono. Utiliza benchmarks de ação climática corporativa para medir a qualidade da gestão e o desempenho carbónico das empresas, ajudando investidores a tomar decisões informadas e a dialogar com as empresas sobre as suas estratégias de transição.

SPRING: iniciativa de stewardship do UN PRI focada na biodiversidade. Reúne investidores institucionais e procura usar a sua influência com o objetivo de interromper e reverter a perda global de biodiversidade até 2030. A SPRING concentra-se inicialmente na desflorestação e na degradação do solo, incentivando práticas corporativas que protejam a natureza e promovam a sustentabilidade.