Santa Maria da Feira foi palco da celebração da excelência empresarial. Numa cerimónia que contou com milhares de participantes, o IAPMEI divulgou, no dia 4 de dezembro, as 4.136 PME Excelência 2023, em conjunto com os parceiros da iniciativa, nos quais o BPI se inclui.
A cerimónia contou com a participação do Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, que enalteceu a importância de haver empreendedores que estão dispostos a arriscar e fazer de Portugal um país melhor e de Pedro Reis, Ministro da Economia, que destacou o importante papel das PME para o crescimento e desenvolvimento do país.
O número de empresas distinguidas passou de 376, em 2009, para 4.136, em 2023, o que demonstra a importância que o estatuto tem para o tecido empresarial, e a qualidade do parque empresarial português. É de destacar que todas as regiões do país estão representadas e que as PME Excelência são responsáveis por 132.973 postos de trabalho.
Quem são as PME Excelência?
- Maioritariamente pequenas empresas (2.965)
- Dos setores comércio (1.261) e indústria (1.087)
- Localizadas nos distritos do Porto (815), Lisboa (763) e Braga (417)
A listagem completa e caraterização adicional podem ser consultadas no site do IAPMEI.
O BPI felicita as empresas que alcançaram o estatuto de PME Excelência em 2023.
Este estatuto, atribuído de forma automática pelo IAPMEI e Turismo de Portugal, distingue as Pequenas e Médias Empresas que, entre as PME Líder, apresentam as melhores performances, proporcionando-lhes uma visibilidade acrescida.
Ser uma PME Líder já é um motivo de orgulho, pois reconhece a importância de cada uma dessas empresas na dinâmica da economia portuguesa. Alcançar o estatuto de PME Excelência é um reconhecimento ainda maior.
O BPI associa-se a esta iniciativa desde a primeira edição e manifesta total disponibilidade em apoiar as empresas na obtenção ou renovação do estatuto em 2025, ajudando-as no processo de candidatura a este certificado de qualidade e mérito.
O BPI tem uma experiência de mais de 40 anos a apoiar as empresas e o desenvolvimento da economia nacional, tendo um papel cada vez mais ativo na consciencialização da sociedade:
- Dispõe de uma oferta completa e customizada, organizada para dar a resposta mais adequada a cada Cliente, de acordo com o contexto, as características de cada empresa e a exigência dos temas, nomeadamente uma oferta criada para apoiar a transição sustentável das empresas.
- Conta com o apoio de equipas especializadas, para construir, em conjunto, a melhor resposta às necessidades dos Clientes.
- Tem parcerias com várias entidades ligadas ao Turismo, à Agricultura, à Sustentabilidade e à Inovação, promovendo nestas áreas prémios de apoio à economia e reconhecendo o que de melhor se faz em Portugal.
- Promove diversas iniciativas para capacitação das empresas, como o Acelerador de Sustentabilidade, uma iniciativa que tem atravessado o país, em parceria com o jornal Expresso, que visa a partilha de experiências entre empresas no âmbito da sustentabilidade e o Programa de Eficiência Energética para PME, concebido exclusivamente para PME que procuram melhorar a sua eficiência energética.
- Organiza eventos que promovem o diálogo entre todos os stakeholders, potenciando a partilha de conhecimento e boas práticas, como é o caso do Fórum da Água.
BPI. Banco para as PME.
Para mais informações, contacte qualquer Balcão ou Centro de Empresas BPI ou consulte bancobpi.pt/empresas.