- Em 2025, o PNT terá duas novidades, com a introdução das categorias de Turismo Comunitário e Turismo Azul que se juntam ao Turismo Autêntico, Turismo Gastronómico e Turismo Inclusivo.
- As candidaturas deverão ser efetuadas exclusivamente online em www.premionacionalturismo.pt entre 20 de março e 31 de maio de 2025.
- BPI volta a ser o Banco Oficial da BTL e reforça compromisso com o setor do Turismo
A 7.ª Edição do Prémio Nacional de Turismo (PNT) é apresentada esta 5ª feira, 13 de março, na BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market, no Auditório AVK. A abertura do evento estará a cargo de Ana Rosas Oliveira, Administradora Executiva do BPI. O encerramento será assegurado por Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal, que abordará os principais vetores da Estratégia Turismo 2035.
A sessão inclui um debate com a presença de Elsa Marçal, Vogal da Comissão Executiva do Turismo Centro de Portugal, e de representantes de projetos vencedores da edição de 2024 nas categorias de Turismo Gastronómico (Sílvia Olivença, Oh My Cod Food and Cultural Tours) e Turismo Inclusivo (Fátima Ramos, Parque Biológico Serra da Lousã).
O PNT é uma iniciativa do BPI e do Expresso, que conta com o patrocínio do Ministério da Economia, com o apoio institucional do Turismo de Portugal e com o apoio técnico da Deloitte enquanto knowledge partner.
O PNT terá duas novidades este ano, com a introdução das categorias de Turismo Comunitário e Turismo Azul – refletindo um alinhamento com a nova estratégia do Turismo - que se juntam ao Turismo Autêntico, Turismo Gastronómico e Turismo Inclusivo.
Como habitualmente, será também atribuído, por nomeação, o Prémio Personalidade que pretende reconhecer protagonistas cujo trabalho se tenha destacado pela sua ousadia, espírito empreendedor e/ou contributo para o desenvolvimento, reconhecimento ou reforço do posicionamento do setor do Turismo em Portugal.
Dada a relevância dos temas no setor, os eixos de Sustentabilidade, Inovação e Recursos Humanos serão transversais e valorizados em todas as categorias:
- Turismo Autêntico: Projetos que valorizem a experiência turística, respeitando as tradições e dando a conhecer a história, a cultura, o património, os recursos naturais e o saber-fazer que distingue Portugal, contribuindo, assim, para preservar a autenticidade.
- Turismo Gastronómico: Projetos que valorizem os produtos endógenos, promovendo a gastronomia local e/ou regional e uma oferta gastronómica diferenciadora e autêntica; que permitam potenciar a gastronomia como elemento da história e cultura local.
- Turismo Inclusivo: Projetos abrangentes, que inspirem e que criem impacto no meio onde estão inseridos, potenciando a inclusão de todos os visitantes.
- [novo] Turismo Comunitário: Projetos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da comunidade onde estão inseridos, que estimulem a colaboração e comunicação entre a comunidade local e os visitantes e promovam benefícios a longo prazo na comunidade.
- [novo]Turismo Azul: Projetos turísticos em que o elemento Água é parte integrante do modelo de negócio, que reforcem a atratividade turística do destino e promovam o uso sustentável dos recursos hídricos.
A qualidade das candidaturas é avaliada pela Deloitte, por Comités e por um Júri. A inovação, a sustentabilidade e a formação são alguns dos critérios transversais utilizados para essa avaliação e eleição dos vencedores.
As candidaturas deverão ser efetuadas exclusivamente online, no site do Prémio Nacional de Turismo, em www.premionacionalturismo.pt. O processo de candidaturas abre a 20 de março e decorre até 31 de maio de 2025.
BPI volta a ser o Banco Oficial da BTL
O BPI reforçou a sua ligação ao setor do turismo ao renovar o seu estatuto de Banco Oficial da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market. Desde 2016, o BPI tem sido um parceiro estratégico da BTL, disponibilizando soluções financeiras adaptadas às necessidades do setor turístico. O Banco tem apoiado empresas e profissionais do turismo na concretização dos seus projetos, contribuindo para a dinamização e crescimento sustentável do setor em Portugal.
“A renovação do acordo como Banco Oficial da BTL reflete o compromisso contínuo do BPI com o setor do Turismo, um pilar estratégico da economia nacional. O evento representa uma plataforma essencial para promover o diálogo, impulsionar oportunidades de negócio e reforçar sinergias entre os diferentes atores do mercado. No caso do BPI continuamos empenhados em apoiar as empresas do setor, disponibilizando soluções financeiras que contribuem para o investimento na modernização, sustentabilidade e transformação digital, vetores fundamentais para o futuro do turismo em Portugal,” salienta Ana Rosas Oliveira, Administradora Executiva do BPI.
A BTL é um dos eventos de referência do setor em Portugal, reunindo profissionais e empresas do mercado nacional e internacional para fomentar novas oportunidades de negócio, parcerias e partilha de conhecimento.
BPI afirma-se como um parceiro para as empresas do setor do turismo
Com o objetivo de dar resposta a necessidades específicas de Clientes, o BPI apresenta soluções completas, competitivas e ajustadas a todas as fases do negócio do Turismo, desde financiamento para obras de remodelação, construção de Hotéis, pagamento a fornecedores, garantias bancárias, TPA, Plataforma Ecommerce Digital Payments Gateway, entre outras.
Nas soluções de tesouraria e apoio ao investimento, que inclui linhas protocoladas e linhas complementares a apoios públicos, destaque para a Linha de Apoio ao Turismo, a Linha de Apoio à Qualificação da Oferta, a Linha BPI ESG Empresas, a Linha BPI Apoios Públicos e a Linha BPI/FEI InvestEU.
O Banco dispõe de uma equipa de gestores dedicada ao setor do turismo, com conhecimento do mercado, dos principais desafios e oportunidades, permitindo uma eficaz avaliação e apresentação de soluções que melhor se adequam ao perfil dos Clientes. Além disso, o Banco desempenha um papel fundamental no apoio à transição sustentável das empresas.
Para além da oferta dedicada e equipas especializadas, o BPI:
promove diversas iniciativas para capacitação das empresas (como é o caso do Acelerador de Sustentabilidade, com partilha de experiências e de conteúdos sobre Turismo Sustentável e Turismo Regenerativo);
promove o Prémio Nacional de Turismo, reconhecendo o que de melhor se faz em Portugal;
organiza eventos que promovem o diálogo entre todos os stakeholders, potenciando a partilha de conhecimento e boas práticas, como é o caso do Fórum “O Futuro da Água”, iniciativa que reuniu, em duas edições, especialistas, ex-governantes, autarcas e empresas, também do setor do Turismo, para debater o futuro da água.
O BPI é ainda parceiro fundador do NEST – Centro de Inovação do Turismo, aderente ao Programa Empresas Turismo 360, uma parceria promovida pelo Turismo de Portugal, que pretende mobilizar as empresas do setor a incorporarem indicadores ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) na sua gestão, e integra a plataforma Invest in Tourism, que se pretende constituir como dinamizador do investimento nacional, mas sobretudo estrangeiro, no setor turístico português.