- O BPI regista a melhor taxa de execução (93% em julho) do programa e alcança uma quota de montante contratado de 39%.
- O Banco contratualizou 367 milhões de euros em financiamento, que permitiram alavancar um investimento total de €481 milhões.
O BPI é o Banco com a melhor taxa de execução (93% em julho) no âmbito do programa IFRRU 2020, Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas, e regista uma quota de montante contratado de 39%. O BPI apoiou 116 projetos com um valor de financiamento total de 367 milhões de euros, que permitiram alavancar um investimento total de 481 milhões de euros.
No âmbito destas operações está prevista a criação de cerca de 2.100 postos de trabalho e uma melhoria do consumo de energia primária em cerca de 75% (superior ao mínimo exigido de 25%).
O IFRRU 2020 destina-se a apoiar, em condições favoráveis, operações de reabilitação integral de edifícios históricos e a reabilitação de zonas urbanas degradadas com vista à sua reconversão, cumprindo requisitos de eficiência energética.
Em 2017, o BPI foi um dos Bancos selecionados para colocar o IFRRU 2020, cujas dotações provêm do Portugal 2020, do Banco Europeu de Investimento (BEI) e do Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa (CEB). Decorridos quatro anos após o lançamento, a linha BPI IFRRU 2020 já esgotou a dotação para novos financiamentos (393 milhões de euros).
Entre os projetos financiados pela linha BPI/IFRRU 2020 estão o espaço cultural e turístico “World of Wine” (WOW), em Vila Nova de Gaia; a sede da Ordem dos Farmacêuticos, em Lisboa; a residência de estudantes “Caravel Devotion”, na Covilhã; e a unidade hoteleira “S. Bento Residences - Family & Business Lofts”, no Porto.
O BPI disponibiliza, para o segmento de Imobiliário e Reabilitação Urbana, equipas comerciais disponíveis em todo o território nacional, e equipas de acompanhamento especializado para a análise dos projetos e estruturação dos financiamentos.
BPI. Banco para as Empresas.