- As portuguesas LUGGit (Aveiro) e Fidufoods (Setúbal) são as vencedoras da 6ª edição dos Prémios EmpreendeXXI (PEXXI), uma iniciativa promovida pelo BPI e pela DayOne, divisão especializada do CaixaBank para empresas de tecnologia, inovação e respetivos investidores.
- A LUGGit, de Ílhavo (Aveiro), apresenta uma plataforma móvel que disponibiliza um serviço de recolha, armazenamento e entrega de bagagem. Já a FiduFoods, de Setúbal, desenvolve, produz e comercializa alimentos seguros para consumidores com alergias ou intolerâncias.
- A Agência Nacional de Inovação (ANI), parceira dos PEXXI, distinguiu ainda a KIT-AR, através do programa Born from Knowledge (BfK).
A 6ª edição dos Prémios EmpreendeXXI (PEXXI) reconheceu a LUGGit, de Ílhavo (Aveiro), como a start-up mais inovadora do Norte e Centro de Portugal, enquanto a Fidufoods, de Setúbal, foi distinguida como vencedora no Sul e Ilhas. A iniciativa visa impulsionar o empreendedorismo e reconhecer o trabalho das empresas mais inovadoras e que dão resposta aos principais desafios da sociedade. O objetivo é acelerar o seu processo de crescimento e expansão global.
Os PEXXI são dinamizados pelo BPI e pela DayOne - divisão especializada do CaixaBank para empresas de tecnologia, inovação e respetivos investidores - em parceria com a ANI – Agência Nacional de Inovação.
A LUGGit apresenta uma plataforma móvel que disponibiliza um serviço de recolha, armazenamento e entrega de bagagem, em tempo-real. O objetivo é redefinir por completo a forma como as pessoas viajam, sem ter de carregar as suas bagagens. A LUGGit conecta viajantes a condutores independentes (Keepers) que recolhem e entregam a bagagem onde e quando os clientes pretenderem.
A Fidufoods é a primeira empresa portuguesa dedicada ao desenvolvimento, produção e comercialização de Alimentos Inclusivos. Todos os seus produtos são totalmente isentos dos 14 principais alergénios e sem vestígios, fator que os distingue e permite transmitir segurança a todos os consumidores, desde os intolerantes aos multialérgicos e respetivas famílias, abrangendo também aqueles que optam por eliminar da sua dieta os produtos de origem animal, como vegans e vegetarianos.
As duas empresas vão receber um prémio monetário de 6.000 euros, acesso a um programa de formação internacional em Silicon Valley e mentoring especializado.
A Agência Nacional de Inovação (ANI), parceira dos PEXXI, distinguiu ainda a KIT-AR, através do programa Born from Knowledge (BfK). A KIT-AR aplica a Realidade Aumentada
aos processos industriais com vista a dar instruções mais claras aos recursos humanos e a reduzir os erros potencialmente a zero.
Os Prémios EmpreendeXXI foram lançados há 16 anos em Espanha pelo CaixaBank, através da DayOne. A iniciativa foi alargada à participação portuguesa, através do BPI, desde 2017. A 16ª
edição global dos Prémios EmpreendeXXI recebeu 1.135 candidaturas a nível ibérico, das quais 148 portuguesas: 57 de Lisboa, Sul e Ilhas e 91 do Norte e Centro.
Os PEXXI decorrem em Portugal e em Espanha em paralelo, no caso das categorias territoriais (2 em Portugal e 17 em Espanha), e, em conjunto, nas categorias setoriais (Prémios Desafios).
À edição ibérica concorrem todas as empresas candidatas (portuguesas e espanholas) em seis desafios segmentados: CidadeXXI (cidades mais sustentáveis, seguras, conectadas e adaptadas), ViveXXI (digitalização, novos modelos de negócios e reativação do setor hoteleiro, restauração, turismo e lazer), SementeXXI (transformação digital e inovação no setor agroalimentar), PlanetaXXI (sustentabilidade ambiental), SilverXXI (assegurar o envelhecimento ativo e uma vida longa e saudável, através da tecnologia), BancaXXI (um novo modelo bancário mais próximo do cliente).
As vencedoras de cada um destes desafios, recebem um prémio monetário de 20 mil euros. Serão atribuídos ainda dois prémios especiais de 10.000 euros cada. O prémio Impacto Social será atribuído à empresa com maior influência positiva na sociedade e o prémio Deep Tech à inovação tecnológica mais disruptiva.
Para além dos prémios monetários, todos os vencedores e um finalista por cada categoria dos desafios vão ter igualmente acesso a um programa internacional de formação. O programa Moonshot Thinking for Entrepreneurs foi especialmente concebido para startups com elevado potencial de crescimento e é ministrado pela ESADE e por especialistas de Silicon Valley. Combina sessões de formação com a experiência de visitar alguns dos principais centros de inovação do mundo.
Os Prémios EmpreendeXXI (PEXXI) são dirigidos a jovens startups inovadoras e tecnológicas e visam impulsionar as mais corajosas e com melhores soluções para responder aos desafios do futuro.
Desde a sua criação, em 2007, o programa investiu 7,5 milhões de euros em prémios, que já beneficiaram mais de 465 empresas. Ao longo da sua história, participaram mais de 10.700 startups e estiveram envolvidos em comités e júris mais de 3.750 profissionais. Com os Prémios EmpreendeXXI, o CaixaBank e o BPI pretendem contribuir para o desenvolvimento de empresas jovens e inovadoras com elevado potencial de crescimento. Ao longo da sua trajetória, consolidaram-se como um prémio de referência para startups.