Prémio Nacional de Turismo 2022 já tem vencedores. Jorge Rebelo de Almeida distinguido com o Prémio Carreira

16-12-2022
  • A concurso estiveram 743 projetos de todo o país nas categorias de Turismo Autêntico, Turismo Gastronómico, Turismo Inclusivo, Turismo Inovador e Turismo Sustentável.
  • Em 2022 e por decisão do júri foi atribuído o Prémio Carreira a Jorge Rebelo de Almeida, fundador e presidente do grupo hoteleiro Vila Galé.

Já são conhecidos os vencedores da 4ª edição do Prémio Nacional de Turismo (PNT 2022), num evento que contou com a presença dos principais players do setor do Turismo, membros dos Comités e do Júri da iniciativa. A iniciativa, organizada em parceria entre o BPI e o semanário Expresso, recebeu nesta edição mais de 743 candidaturas de projetos nacionais apostados em promover um turismo autêntico, sustentável e inclusivo.

Em 2022 e por decisão do júri foi atribuído o Prémio Carreira a Jorge Rebelo de Almeida, fundador e presidente do grupo hoteleiro Vila Galé, que assim se junta a Dionísio Pestana, Mário Pereira Gonçalves e André Jordan, distinguidos em anos anteriores. Com uma equipa global de 3200 colaboradores, o Grupo Vila Galé é um dos principais grupos hoteleiros do país e faz hoje parte do ranking das 182 maiores empresas hoteleiras a nível mundial. Enquanto empresário, Jorge Rebelo de Almeida dedicou-se ao desenvolvimento contínuo do setor hoteleiro em Portugal e à internacionalização do Grupo Vila Galé, que conta com 37 unidades hoteleiras, 27 das quais localizadas em Portugal, estando as restantes situadas no Brasil.

Nas cinco categorias a concurso, o Júri decidiu reconhecer as seguintes empresas e iniciativas:

TURISMO AUTÊNTICO

Vencedor: Rotas Açores. Projeto de estruturação da oferta de Touring Cultural e Paisagístico dos Açores, promovido pela Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores. O projeto distingue-se pela estruturação da oferta turística assente no património natural e cultural subjacente às atuais e ancestrais práticas culturais açorianas.

TURISMO GASTRONÓMICO

Vencedor: Chefs on Fire. Maior festival gastronómico do país, com convite a vários chefs nacionais de renome, desafiando-os a cozinhar com fogo e ao som de música. O projeto aposta na produção nacional e na seleção de produtos endógenos, com política de desperdício Zero. Esta preocupação com a sustentabilidade evidencia-se igualmente na não utilização de plástico e na plantação de árvores para compensar emissões CO2.

Menção honrosa: Fins de Semana Gastronómicos do Porto e Norte de Portugal.  Roteiro gastronómico anual (excluindo os meses de Verão) que visa a promoção da gastronomia e vinhos da região Porto e Norte de Portugal, com total de 78 municípios aderentes e 2.000 operadores turísticos (restaurantes, alojamentos, enoturismo, etc.).

TURISMO INCLUSIVO (2 vencedores)

Vencedor: É um Restaurante. Projeto social que visa a formação e inclusão no mercado laboral de pessoas em situação de sem-abrigo, num contexto de oferta gastronómica variada com base portuguesa e conceito de partilha (carta desenhada pelo Chef Nuno Bergonse). O projeto promove a formação e encaminhamento para o mercado de trabalho de 30 pessoas por ano, mediante atribuição de alojamento e remuneração mensal.

Vencedor: Azores All in Blue – Turismo & Autismo. Trata-se de um projeto que visa investigar e valorizar a experiência turística de crianças com perturbações do espectro do autismo (PEA) e dos seus cuidadores. Promovido pelo CDIJA – Centro de Desenvolvimento Infanto-Juvenil dos Açores, o projeto tem como objetivo desenvolver ofertas turísticas com a participação ativa das famílias e dos operadores turísticos, nomeadamente através da criação de experiências únicas adaptadas, incluindo uma avaliação de bem-estar psicológico das crianças. 

TURISMO INOVADOR

Vencedor: Digital Nomads Madeira Islands. Esta iniciativa visa destacar a Madeira e Porto Santo como destinos atrativos para nómadas digitais, por via do lançamento de um projeto-piloto na Ponta do Sol, que decorreu em 2021. O objetivo passa pela atração de nómadas digitais de todo mundo por períodos de 1 a 6 meses, alavancada na beleza natural do arquipélago, nas atividades de natureza, na cultura e nas fantásticas condições climatéricas, fomentando a vivência como locais nas comunidades à volta da ilha. Conta já com 13.000 inscrições oriundas de 127 países.

TURISMO SUSTENTÁVEL

Vencedor: Top Atlântico +Planeta. A agência de viagens definiu uma estratégia de desenvolvimento sustentável, com iniciativas que visam responder a 10 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Entre essas iniciativas encontra-se a promoção da oferta de viagens com cariz sustentável, incluindo escapadinhas em Portugal (2/3 dias), expedições em grupo (máximo 15 pessoas), viagens de voluntariado e corporate. A promoção de um turismo mais sustentável valeu a obtenção da Certificação Biosphere pela Global Sustainable Tourism Council.

PNT 2022 recebeu 743 candidaturas

O PNT foi criado com o objetivo de premiar as empresas portuguesas que se distingam como casos de sucesso no setor do turismo. A iniciativa do BPI e do semanário Expresso conta com o alto patrocínio do Ministério da Economia e do Mar, o apoio institucional do Turismo de Portugal, IP, e o apoio da Deloitte, como knowledge partner.

O PNT 2022 recebeu 743 candidaturas e nomeações de empresas turísticas de todo o país. Deste total, 283 dizem respeito a Turismo Gastronómico, 216 a Turismo Autêntico, 98 a Turismo Inovador, 88 a Turismo Sustentável e 58 a Turismo Inclusivo.

A qualidade das candidaturas foi avaliada por Comités Técnicos e por um Júri, constituído por representantes de diferentes quadrantes da sociedade portuguesa. Qualidade e inovação da oferta, satisfação do cliente, qualificação ambiental, performance operacional e contributo para o desenvolvimento turístico foram alguns dos critérios considerados para essa avaliação e eleição dos vencedores.

O BPI apoia as empresas do setor do Turismo

O BPI afirma-se como um parceiro para as empresas do setor do turismo. É, desde 2016, o patrocinador oficial da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, a maior feira de turismo em Portugal, é parceiro fundador do NEST – Centro de Inovação do Turismo, aderente ao Programa Empresas Turismo 360, uma parceria promovida pelo Turismo de Portugal, que pretende mobilizar as empresas do setor a incorporarem indicadores ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) na sua gestão, e integra a plataforma Invest in Tourism, que se pretende constituir como dinamizador do investimento nacional, mas sobretudo estrangeiro, no setor turístico português.

Com o objetivo de dar resposta a necessidades específicas de Clientes, o Banco dispõe de soluções completas e competitivas para ajudar as empresas a enfrentar os grandes desafios do presente e do futuro e dispõe de uma equipa dedicada de especialistas que tem como foco, entre outros, a estruturação de financiamentos do setor, na promoção de um turismo inteligente e sustentável.