- João Pedro Oliveira e Costa, Presidente Executivo do BPI, abre o evento com uma análise sobre o contexto económico e as oportunidades e os desafios na área do financiamento sustentável.
- Impulsionado pelo BPI e o Expresso, o “Acelerador de Sustentabilidade”, na sua 2ª edição anual, conta com o apoio técnico da EY, Nova SBE e Beta-i, como parceiros nas sessões com as empresas.
O BPI e o Expresso reúnem amanhã cerca de meia centena de gestores e empresários, no World of Wine, em Vila Nova de Gaia, para abordar a Taxonomia no contexto do financiamento sustentável. Trata-se do 4.º tema da edição de 2023 da iniciativa “Acelerador de Sustentabilidade”, um projeto focado nas empresas e orientado para a transformação.
A abertura estará a cargo de João Pedro Oliveira e Costa, Presidente Executivo do BPI, que vai analisar o atual contexto macroeconómico, as oportunidades e desafios da transição sustentável. Em análise estará também o tema da “Taxonomia da União Europeia”, um sistema de classificação europeu que define se uma determinada atividade económica pode ou não ser considerada “sustentável” ou “verde”, com o objetivo de facilitar e potenciar o investimento sustentável.
O objetivo da União Europeia é que a taxonomia seja a linguagem da sustentabilidade, sendo que será de esperar que se torne na referência na legislação do setor financeiro (ratings ESG, benchmarks ESG, green bonds, fundos de investimento verdes) e até na distribuição de fundos europeus.
Este tema será trabalhado num workshop com as empresas presentes, que terão a oportunidade de partilhar conhecimentos e experiências, contando com o apoio de representantes do BPI, da Nova SBE, da consultora de gestão EY, e da consultora de inovação Beta-i, parceiros do projeto.
A primeira edição do Acelerador de Sustentabilidade percorreu o país em 2022 para debater temas como a descarbonização, energias renováveis e economia circular, olhando também para setores como o turismo, imobiliário e agricultura.
A atual edição, em 2023, está a abordar a Reindustrialização, a Sustentabilidade nos Açores, a Energia, a Taxonomia, a Governação e o Social.
São seis eventos de aceleração por ano, sobre seis temas, ao longo de seis meses e em seis cidades diferentes, onde são apresentados exemplos práticos, estratégias e metodologias para avançar com o processo de transição sustentável. Além disso, todas as empresas têm a oportunidade de aceder a uma academia com conteúdos formativos, no âmbito das várias temáticas abordadas.
Para além da formação, e para cada tema, o BPI resume na página da iniciativa os apoios de fundos europeus ou nacionais disponíveis e identifica as linhas de (co)financiamento da banca disponíveis para as empresas suportarem o seu processo de transição, ou os investimentos que as metas ESG lhes exigem.
No âmbito do seu Plano Diretor de Sustentabilidade 2022-2024, o BPI assumiu o compromisso de atingir a meta de 4 mil milhões de euros em volume de negócios sustentável até 2024. Deste total, o BPI pretende mobilizar 2 mil milhões de euros em financiamento sustentável, através do impulso de novos produtos ESG, assessoria e formação, para apoiar as empresas na transição.
Destaque para a Linha BPI ESG Empresas, de 500 milhões de euros, que pretende apoiar as empresas na transição para a sustentabilidade, financiando PME que privilegiem fatores ambientais, sociais e de governance (ESG) na sua estratégia e/ou nos seus investimentos.
O Banco disponibiliza igualmente o Portal BPI Apoios Públicos, uma plataforma inovadora, digital e gratuita, que agrega informação completa sobre incentivos públicos, nacionais e europeus, permitindo às empresas identificar oportunidades de candidatura a programas como o PRR, PT2030, PEPAC, Fundo Inovação e Horizonte Europa.
Para além dos eventos do Acelerador de Sustentabilidade, das linhas de crédito que disponibiliza e do Portal BPI Apoios Públicos, o BPI dispõe de equipas dedicadas, altamente qualificadas e especializadas, para apoiar todos os setores de atividade e as empresas na negociação e contratação de financiamentos estruturados de médio e longo prazo.
O BPI dispõe de informação sobre Apoios Públicos e Sustentabilidade no site www.bancobpi.pt.