• Desde 2010, os Prémios atribuíram mais de 32 milhões de euros para a implementação de 1.035 projetos de inclusão social para ajudar mais de 213 mil pessoas.
• Em 2023 foram apoiados 134 projetos que vão ajudar mais de 18 mil pessoas em situação vulnerável em todo o país.
• Em 2024, os Prémios terão uma dotação mínima de 4,6 milhões de euros para apoiar respostas sociais destinadas a famílias, crianças, jovens e idosos, e a pessoas com deficiência ou doença mental em situação vulnerável social.
Hoje, 20 de dezembro, celebra-se o Dia Internacional da Solidariedade Humana. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas em 2005 e reforça a necessidade de ação coletiva para superar problemas globais e construir um mundo melhor e mais seguro. Esse objetivo é partilhado pelo BPI e Fundação ”la Caixa”, entidades que colaboram em Portugal para construir uma sociedade mais justa, equitativa e solidária, capaz de dar mais oportunidades às pessoas.
Para assinalar esta data, sob o lema “Ajudar quem ajuda”, em 2023 os Prémios BPI Fundação ”la Caixa”, destacam o apoio de 134 projetos com um valor global de 4,8 milhões de euros. Estes projetos vão apoiar mais de 18 mil beneficiários em todo o país.
Desde 2010, os Prémios atribuíram mais de 32 milhões de euros para a implementação de 1.035 projetos de inclusão social. Os projetos apoiados já ajudaram mais de 213 mil pessoas e destinam-se a projetos de instituições privadas sem fins lucrativos que promovam a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de pessoas residentes em Portugal e em situação de vulnerabilidade social.
Ainda nesta data, o BPI e a Fundação “la Caixa” anunciam que os Prémios Capacitar, Solidário, Seniores e Infância vão ter uma nova edição em 2024, como uma dotação mínima de 4,6 milhões de euros.
São atribuídos anualmente e apoiam entidades com projetos que melhoram a vida a famílias, a crianças, jovens e idosos e a pessoas com deficiência ou doença mental em situação vulnerável social:
- O Prémio Capacitar apoia projetos que melhoram a qualidade de vida das pessoas com deficiência, doença mental ou outras doenças, bem como das suas famílias, com especial enfoque na sua autonomia, empregabilidade e bem-estar.
- Projetos destinados a apoiar crianças e famílias em situação vulnerável contam com o apoio do Prémio Infância, que procura ajudar a quebrar o ciclo de pobreza, facilitar o desenvolvimento e empoderamento na infância e adolescência, e potenciar a família como eixo de ação socioeducativa.
- Promover a autonomia pessoal e o bem-estar das pessoas mais velhas é o objetivo do Prémio Seniores, com especial ênfase no fortalecimento das relações interpessoais e na prevenção de situações de fragilidade e vulnerabilidade.
- O Prémio Solidário apoia projetos que visem facilitar o processo de desenvolvimento integral e inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade, potenciando as suas capacidades e favorecendo a igualdade de oportunidades.
Sobre a Fundação ”la Caixa”
A Fundação ”la Caixa” iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no grupo CaixaBank. Em 2023, destina 50 milhões de euros a projetos sociais, de investigação, educativos e de divulgação cultural e científica.