RESULTADOS DO BANCO BPI RELATIVOS AO 1º SEMESTRE DE 2025

CRESCIMENTO, SOLIDEZ, FUTURO
31-07-2025

RENTABILIDADE NUM CENÁRIO DE DESCIDA DAS TAXAS DE JURO

  • Resultado líquido de 274 M.€ (-16% yoy).
  • Lucro na atividade em Portugal de 241 M.€ (-10% yoy), refletindo descida das taxas de juro.
  • Rácio de eficiência (cost-to-income) de 38%.
  • Rentabilidade dos capitais próprios tangíveis (ROTE) recorrente em Portugal de 16.6%.


CRESCIMENTO DO CRÉDITO E RECURSOS DE CLIENTES

  • Carteira de Crédito aumenta 2 Bi.€ yoy (+7%).
  • Carteira de crédito à habitação cresce 10% yoy. 1.9 Bi.€ em novas operações no primeiro semestre 2025 (+54% yoy).
  • Carteira de crédito às empresas aumenta 5% yoy. Crédito a PME cresce 8% yoy.
  • Recursos de Clientes aumentam 2.6 Bi.€ yoy (+6%).


RISCO EM MÍNIMOS HISTÓRICOS E ELEVADA CAPITALIZAÇÃO

  • Rácio NPE de 1.3%, coberto a 147%.
  • Rácios de capital: CET1 de 14% e capital total de 17.4%.


FORTE INVESTIMENTO NO TALENTO E SEGMENTO JOVEM

  • 168 jovens contratados no primeiro semestre de 2025. Mais de 450 desde 2022.
  • 2.5 mil contratos com garantia pública ao crédito habitação jovem, tendo sido concedidos empréstimos no valor total de 467 milhões de euros.

COMPROMISSO COM A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

  • Mês do Voluntariado BPI juntou 1.900 antigos e atuais Colaboradores para participar em 160 iniciativas solidárias, em todo o país. Iniciativa apoiou mais de 16.400 beneficiários diretos.
  • Maior programa de investimento social em Portugal com 50 M.€ de orçamento da Fundação ”la Caixa”. Apoios são aplicados em colaboração com o BPI em programas sociais, investigação e bolsas, e cultura.


RESULTADOS E ATIVIDADE COMERCIAL

A atividade em Portugal contribuiu com 241 M.€ para o resultado do Banco BPI, o que representa uma diminuição de 10% yoy refletindo a redução dos proveitos com juros decorrente do repricing do crédito com indexantes mais baixos. As participações no BFA e BCI tiveram um contributo total de 33 M.€. O resultado líquido do Banco BPI totalizou 274 M.€ no primeiro semestre de 2025 (-16% yoy)

O BPI registou um crescimento homólogo de 7% no crédito e de 6% nos recursos de Clientes. Todavia, o crescimento do volume de negócios não foi suficiente para compensar o impacto negativo da descida das taxas de juro de mercado sobre a margem financeira, tendo o produto bancário registado uma redução homóloga de 8%. Os custos recorrentes mantêm-se estáveis (+1% yoy) e o custo do risco situa-se num nível reduzido de 0.16% (últimos 12 meses). A rentabilidade dos capitais próprios tangíveis recorrentes em Portugal ascendeu a 16.6% em junho 2025 (últimos 12 meses).

João Pedro Oliveira e Costa, Presidente Executivo do BPI, salientou: “Os resultados operacionais deste semestre demonstram, uma vez mais, o forte compromisso das nossas equipas com o serviço ao Cliente. A qualidade do nosso trabalho reflete-se não só no crescimento dos volumes, mas também nos prémios atribuídos por entidades internacionais, em áreas como a banca de empresas, o private banking, a inovação ou a sustentabilidade. O Banco mantém uma forte evolução na captação de poupanças, com destaque para os fundos de investimento e outros recursos, que cresceram 12%. Concedemos quase €2 mil milhões em novo crédito à habitação, dos quais 467 milhões se referem a empréstimos com garantia para jovens, um segmento onde o Banco tem feito um investimento significativo. Também crescemos 8% no financiamento às PME e concedemos cerca de 0.6 Bi.€ de financiamento sustentável, o que reflete o nosso compromisso com os desafios de transformação das nossas empresas e da transição sustentável. No domínio social, o Banco, através do programa BPI Voluntariado e da cooperação permanente com a Fundação “la Caixa”, manteve o compromisso de apoiar projetos de transformação social que nos permitam construir uma sociedade melhor e mais justa, em especial para os grupos mais vulneráveis”.

CRESCIMENTO DO NEGÓCIO

Contratação de crédito à habitação cresce 54% yoy. Crédito a PME cresce 8% yoy

A carteira total de crédito a Clientes (bruto) aumentou 7% yoy, para 32.4 Bi.€, o que corresponde a um incremento homólogo de 2.0 Bi.€. A quota de mercado em crédito manteve-se estável (12% em mai25).

A contratação de novo crédito à habitação no primeiro semestre de 2025 atingiu 1.9 Bi.€, o que corresponde a um aumento homólogo de 54% e a uma quota de mercado de produção de 17.4% (jan-mai25). No total, a carteira de crédito à habitação aumentou 10% yoy, para 16.2 Bi.€, e a uma quota de mercado na carteira aumentou 40 bps yoy, para 14.8% em mai25.

De registar que, no período em análise, o BPI celebrou 2.5 mil contratos com garantia pública ao crédito habitação jovem, tendo sido concedidos empréstimos no valor total de 467 milhões de euros.

O BPI está atento aos jovens e nesse sentido anunciou um novo posicionamento da oferta AGE dirigida ao segmento jovem, uma porta de entrada bancária descomplicada para jovens adultos, com uma oferta competitiva: conta sem comissões, cartões sem anuidade, processos 100% digitais e acesso a vantagens exclusivas e cashback em mais de 120 marcas.

No que se refere ao crédito a empresas, a carteira cresceu 5% yoy para 12.4 Bi.€. A carteira de crédito a PME aumentou 8% yoy, para 6.4 Bi.€. No caso das Grandes Empresas e Financiamento Especializado, o crescimento foi de 2% yoy, para 5.9 Bi.€.

De salientar que o BPI concedeu a empresas e particulares cerca de 0.6 Bi€ de financiamento sustentável no primeiro semestre.

Recursos de Clientes aumentam 6% yoy

Os recursos totais de Clientes aumentaram 6% yoy (+2.6 Bi.€), totalizando 41.9 Bi.€ no final do primeiro semestre. Os depósitos de Clientes aumentaram 5% yoy, para 31.9 Bi.€ (+1.5 Bi.€). Já os recursos fora do balanço (fundos de investimento, seguros de capitalização e outros) registaram uma subida de 12% yoy, para 10 Bi.€ (+1.1 Bi.€).

PRODUTO BANCÁRIO: AUMENTO DOS VOLUMES NÃO COMPENSA QUEDA DAS TAXAS

O impacto do ciclo de descida das taxas de juro de mercado na evolução da margem financeira tornou-se mais evidente no 1º semestre 2025. Na comparação com o período homólogo de 2024, a margem financeira diminui 10% (-49 M.€), para 441 M.€, explicado pelo repricing do crédito com indexantes inferiores aos do período homólogo, que foi apenas parcialmente compensado pelo efeito volume positivo do crescimento do negócio.

O produto bancário inclui, nos dois períodos, efeitos one-off de valor próximo: i) no 1º semestre 2024, um ganho de 16 M.€ em comissões (excluindo este one-off, as Comissões diminuem 1% yoy); ii) no 1º sem. 2025, a reversão do custo com as contribuições do Adicional de Solidariedade sobre o Sector Bancário pagas em exercícios passados (18 M.€), na sequência dos acórdãos do Tribunal Constitucional, que declararam aquele imposto inconstitucional.

O produto bancário ascendeu a 614 M.€ no 1º semestre 2025, o que correspondeu a uma redução de 8% yoy.

CUSTOS ESTÁVEIS

Os custos de estrutura recorrentes mantêm-se estáveis (+1%) face ao período homólogo. O rácio de eficiência (cost-to-income) situou-se em 38% (nos 12 meses até junho 2025).

RISCO EM MÍNIMOS HISTÓRICOS E RÁCIOS DE CAPITAL COM FOLGA CONFORTÁVEL

A solidez financeira do BPI exprime-se num perfil de baixo risco, numa posição de liquidez adequada e em níveis elevados de capitalização.

Risco em mínimos históricos

O rácio de Non-performing exposures (NPE, critérios EBA) do BPI mantém-se em mínimos históricos, de 1.3%, e a cobertura por imparidades e colaterais ascende a 147%. O rácio de Non-performing loans (NPL, critérios da EBA) situa-se nos 1.7% cobertos a 148% por imparidades e colaterais.

As imparidades de crédito líquidas de recuperações ascenderam a 28 M.€ no 1º semestre 2025 (+24 M.€ yoy), mantendo-se o custo do risco de crédito em níveis baixos: 0.16% em percentagem da carteira de crédito, nos últimos 12 meses (versus 0.06% em junho 2024).

Capital com folga confortável

O BPI cumpre por margem significativa os requisitos mínimos exigidos pelo Banco Central Europeu (BCE), incorporando o impacto das regras de Basileia IV que entraram em vigor no início de 2025. No final de junho 2025, o BPI apresentava os seguintes rácios de capital: CET1 de 14%, Tier 1 de 15.3% e capital total de 17.4%. O rácio de leverage situou-se em 7.3%. O Buffer MDA - folga de capital sem limitações à distribuição de resultados – ascende a 3.7 p.p., considerando os requisitos de capital em vigor desde 1 jan.2025.

O BPI cumpre os rácios de MREL:

  • O rácio MREL em percentagem dos RWA situa-se em 26.8%, versus o requisito de MREL de 25.19%.
  • Rácio MREL em percentagem da LRE (Leverage Risk Exposure) de 12.7%, versus requisito de 5.91%.


MAIS CLIENTES E MAIS VENDAS DIGITAIS

A Banca Digital no BPI mantém a trajetória de crescimento, com um forte aumento dos Clientes aderentes. Os canais digitais do BPI registaram cerca de 1 milhão de utilizadores no final de junho de 2025, com uma adesão significativa ao canal mobile (+61 mil utilizadores ativos yoy) – 9 em cada 10 clientes digitais particulares usam ativamente a app móvel do BPI.

Cerca de 32% das vendas de produtos foco (fundos e PPR, produtos prestígio, crédito pessoal, cartões de crédito e seguros stand alone) a particulares nos últimos 12 meses foram iniciadas nos canais digitais net e mobile.

INVESTIMENTO NO TALENTO JOVEM

Investimento no Talento Jovem: O BPI reforçou o seu investimento na contratação e retenção de talento jovem. No primeiro semestre, o banco integrou 168 jovens talentos nos seus quadros. Entre 2022 e junho deste ano, o BPI já contratou mais de 450 colaboradores com menos de 30 anos, com o objetivo de aumentar a diversidade geracional nas equipas, impulsionar a inovação e acelerar o processo de transformação digital.

Um dos pilares desta renovação geracional tem sido o sucesso das Academias BPI. Ao longo dos últimos 3 anos, o Programa de Trainees recebeu 156 jovens, dos quais 75% integraram o Banco BPI em diversas áreas, incluindo as Equipas Comerciais.

A 4ª edição do Programa de Trainees – Academia Comercial BPI 2025/26, recebeu mais de 2.000 candidaturas. Destinado a reforçar a rede comercial do BPI – incluindo Balcões, Banca de Empresas e Direção de inContact – este programa de estágios remunerados proporciona 50 vagas para jovens finalistas e recém-graduados. Com início previsto para setembro de 2025 e duração de 12 meses, a Academia Comercial BPI oferece perspetivas de integração nos quadros do Banco, em diversas regiões do país, não se limitando aos grandes centros urbanos.

DEDICAÇÃO AO VOLUNTARIADO

Em maio, o BPI organizou o Mês do Voluntariado, que juntou 1.900 antigos e atuais Colaboradores, Familiares, Clientes e Parceiros do Banco, para participar em 160 iniciativas solidárias, abrangendo todos os distritos, Açores e Madeira. No total, os Voluntários BPI apoiaram mais de 16.400 beneficiários diretos.

Esta iniciativa integra o BPI Voluntariado, um dos principais programas de voluntariado corporativo em Portugal. Lançado em 2021, o BPI Voluntariado desafia, ao longo do ano, os atuais e antigos Colaboradores do Banco a serem, também eles, protagonistas do impacto positivo do BPI na sociedade.

O programa assenta em 3 pilares: Literacia Financeira e Empreendedorismo; Apoio às instituições beneficiárias dos programas sociais do BPI e da Fundação ”la Caixa”; e Iniciativas junto de comunidades locais. Desde o início do programa foram apoiados cerca de 107.000 beneficiários diretos.

COMPROMISSO COM A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Colaboração BPI | Fundação ”la Caixa”
O apoio às Pessoas e à Sociedade faz parte da identidade do BPI e do Grupo CaixaBank, reforçado com o alargamento da atividade da Fundação ”la Caixa” a Portugal, em 2018. Em 2025, a Fundação ”la Caixa” mantém um orçamento de 50 milhões de euros para o maior programa privado de investimento social em Portugal. Em colaboração com o BPI, os apoios serão aplicados em programas sociais, investigação e bolsas, e cultura.

Dois dos programas sociais que envolvem ambas as entidades – os Prémios BPI Fundação ”la Caixa” e a Iniciativa Social Descentralizada – vão disponibilizar apoios financeiros de 7 milhões de euros para impulsionar respostas sociais em todos os distritos e regiões autónomas.

RECONHECIMENTO E REPUTAÇÃO

BPI eleito “Melhor Banco para Grandes Empresas em Portugal” pela Euromoney

O BPI foi considerado o “Melhor Banco para Grandes Empresas em Portugal” nos Awards for Excellence 2025, atribuídos pela revista britânica Euromoney. Um painel de especialistas destacou o crescimento registado pelo BPI neste segmento, assente na qualidade do serviço de Banca de Empresas e no lançamento de novos produtos e soluções tecnológicas. Nos mesmos prémios, o BPI foi também eleito como “Melhor Banco Digital em Portugal”, pelo segundo ano consecutivo, e “Melhor Banco para ESG em Portugal”, evidenciando o seu compromisso com a transformação tecnológica ao serviço do Cliente e a sustentabilidade, nos eixos ambiental, social e de governance.

BPI Private Banking conquista quatro prémios pela Euromoney
O BPI Private foi eleito como “Best Private Bank in Portugal” nos Euromoney Global Private Banking Awards 2025, tendo ainda vencido outras três categorias: “Portugal’s Best for Digital Solutions”, “Portugal’s Best for Next-Gen” e “Portugal’s Best for Succession Planning”. O BPI Private foi também premiado Global Private Banker WealthTech Awards 2025, na categoria “Best CRM Initiative”.

BPI Private Banking conquista prémios internacionais de inovação tecnológica
O BPI conquistou, pelo quarto ano, o prémio de “Best Private Bank in Portugal for Digitally Empowering Relationship Managers” nos PWM Wealth Tech Awards 2025. Os prémios são promovidos pela Professional Wealth Management (PWM), publicação britânica do grupo Financial Times e reconhecem as instituições que se destacam pela excelência na sua estratégia de transformação digital e inovação contínua. O Private Banking do BPI venceu também a categoria “Best CRM Initiative” nos WealthTech Awards 2025, da revista internacional Global Private Banker.

BPI eleito Marca de Confiança na Banca pelo 12º ano consecutivo
O BPI foi eleito, pelo 12.º ano consecutivo, a marca bancária de confiança dos portugueses no estudo das Selecções do Reader’s Digest. Os portugueses avaliaram atributos como a qualidade do serviço, a relação custo-benefício e a atuação das marcas na área da sustentabilidade.

BPI vence Prémio Cinco Estrelas 2025: “Crédito à Habitação” e “Produtos Prestígio”
O BPI recebeu duas distinções no Prémio Cinco Estrelas 2025 ao vencer as categorias “Crédito Habitação” e “Banca – Produtos Prestígio”, esta última pelo quarto ano consecutivo.

BPI vence “Melhor Taxa Fixa” nos Prémios de Crédito Habitação 2025 do ComparaJá.pt
O BPI venceu a categoria de “Melhor Taxa Fixa”, no âmbito dos Prémios de Crédito Habitação 2025 do ComparaJá.pt, ao ter apresentado uma taxa fixa bastante competitiva durante todo o ano, segundo a organização.