Para garantir que conhece e adota medidas de proteção adequadas, o BPI destaca 11 Regras de Segurança para utilizadores da Internet e dos Serviços de Homebanking, que deverá ter sempre em atenção:
1. Mantenha atualizado o Sistema Operativo e o(s) browser(s) de acesso à Internet.
2. Instale software antivírus e anti-spyware, mantenha-os atualizados, e analise o computador com estes softwares com alguma frequência.
3. Nunca forneça dados pessoais e/ou confidenciais sem ter a certeza que se encontra num site seguro.
4. Valide o Certificado de Segurança do site onde está a navegar. Ao fazer o duplo-clique, o browser deverá abrir uma janela com informação sobre o certificado, indicando se este é válido e se foi emitido à entidade correta.
5. Verifique se o grafismos da página a que acede é igual àquela a que está habituado. Se reparar que o tipo de janela, a informação presente ou a informação que lhe é pedida é diferente da habitual deverá certificar-se junto da Instituição se ocorreu alguma alteração.
6. Não abra nem execute ficheiros ou anexos (attachments) constantes em emails, a não ser que esteja à espera deles e saiba do que tratam. Mesmo emails enviados por pessoas conhecidas podem conter ficheiros ou anexos perigosos.
7. Nunca forneça dados pessoais e/ou confidenciais como resposta a solicitações via email.
8. Não utilize PIN's, passwords ou códigos de acesso de fácil dedução. Não os forneça a ninguém.
9. Se pretender utilizar um site para realizar operações confidenciais, nomeadamente para realizar transações financeiras, aceda ao site digitando diretamente o endereço completo na barra de endereços do seu browser.
10. Consulte os extratos das suas contas bancárias regularmente. Se encontrar algum movimento estranho contacte imediatamente o Banco BPI
11. Não aceda aos Serviços de Homebanking ou outros sites através de:
- Endereços gravados em Favoritos e/ou Histórico;
- Links existentes em mensagens de email;
- Resultados de pesquisas em motores de pesquisa (Google; Yahoo; Bing; etc). Consulte os extratos das suas contas bancárias regularmente. Se encontrar algum movimento estranho contacte imediatamente o Banco BPI.
O que deve fazer em caso de dúvida ou se detetar uma situação suspeita
No caso de detetar alguma situação que lhe suscite dúvidas ou que considere suspeita relativamente deverá contactar de imediato os nossos serviços através do número +351 21 720 77 61 - chamada para a rede fixa nacional e tarifário dependente do acordado entre cliente e operador. Custo de chamada internacional.