Para proteger a sua privacidade e garantir a sua segurança na utilização dos serviços de Homebanking é importante garantir a segurança do computador, pelo que o BPI o aconselha a adotar um conjunto de boas práticas:
- Mantenha atualizado o sistema operativo do seu computador.
- Instale software antivírus e antí-spyware e mantenha-os devidamente atualizados (software anti-spyware serve para o proteger de programas que recolhem informações pessoais sem o conhecimento do utilizador).
- Realize análises frequentes ao seu computador, executando os softwares antivírus e anti-spyware, em especial se partilhar o seu computador com outras pessoas.
- Utilize contas de acesso ao computador que não tenham privilégios de administração, nem de instalação de software.
- Mantenha cópias de segurança dos seus ficheiros mais importantes.
O que deve fazer em caso de dúvida ou se detetar uma situação suspeita
No caso de detetar alguma situação que lhe suscite dúvidas ou que considere suspeita relativamente aos Serviços de Homebanking do BPI, deverá contactar de imediato os nossos serviços através do número +351 21 720 77 61 - chamada para a rede fixa nacional e tarifário dependente do acordado entre cliente e operador. Custo de chamada internacional.
No mundo virtual o grau de instrução de cada utilizador revela-se muito importante uma vez que os utilizadores que conhecem pouco a Internet ficam, invariavelmente, mais vulneráveis que aqueles que conhecem os seus perigos.
Para proteger a sua privacidade e garantir a sua segurança na utilização da Internet o BPI aconselha-o a adotar um conjunto de boas práticas:
- Mantenha atualizado(s) o(s) browser(s) com que acede à internet.
- Não utilize os Favoritos nem siga ligações (links) de outros sites, e-mails ou qualquer outro veículo. Aceda aos sites que pretende visitar introduzindo diretamente o endereço na barra de endereços do browser.
- Verifique que a imagem gráfica da página a que acede é igual àquela a que está habituado. Se reparar que o tipo de janela, a informação presente ou a informação que lhe é pedida é diferente da habitual deverá certificar-se junto da Instituição se ocorreu alguma alteração.
- Valide o Certificado de Segurança do site onde está a navegar. Ao fazer o duplo-clique, o browser deverá abrir uma janela com informação sobre o certificado, indicando se este é válido e se foi emitido à entidade correta.
- Não clique em janelas de pop-up (publicidade). Evite este comportamento, por exemplo, nos sites que permitem assistir a jogos de futebol de forma gratuita.
- Nunca forneça dados pessoais e/ou confidenciais sem ter a certeza que se encontra num site seguro.
O que deve fazer em caso de dúvida ou se detetar uma situação suspeita
No caso de detetar alguma situação que lhe suscite dúvidas ou que considere suspeita relativamente aos Serviços de Homebanking do BPI, deverá contactar de imediato os nossos serviços através do número através do número +351 21 720 77 61 (chamada para a rede fixa nacional e tarifário dependente do acordado entre cliente e operador. Custo de chamada internacional).