- Evento decorre amanhã, dia 2 de março, e conta com a participação de Nuno Fazenda, Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, de Pedro Barreto, Administrador Executivo do BPI e de Francisco Pedro Balsemão, CEO da Impresa.
A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que conta com o patrocínio do BPI desde 2016, vai ser palco do evento de lançamento da 5ª edição do Prémio Nacional de Turismo (PNT), que decorre dia 2 de março. O PNT regressa para, mais uma vez, destacar e premiar o que de melhor se faz em Portugal no setor do turismo. Uma parceria BPI e Expresso e que conta com o apoio institucional do Turismo de Portugal e com o apoio técnico da Deloitte enquanto Knowledge Partner.
O evento conta com a participação de Nuno Fazenda, Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, de Pedro Barreto, Administrador Executivo do BPI e de Francisco Pedro Balsemão, CEO da Impresa.
A sessão inclui um debate, moderado por Ricardo Costa, Diretor Geral de Informação da Impresa, e conta com a presença do Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo e dos vencedores da edição de 2022 nas categorias de Turismo Gastronómico, Turismo Inclusivo e Turismo Sustentável representados por Gonçalo Castelo Branco, Maria Carmona e Margarida Blattmann respetivamente.
O PNT premeia empresas, projetos públicos e personalidades nas categorias Turismo Autêntico, Turismo Gastronómico, Turismo Inclusivo, Turismo Inovador e Turismo Sustentável. Para 2023, uma novidade: o Prémio Personalidade substitui o Prémio Carreira, reconhecendo uma personalidade cujo trabalho se tenha destacado no setor do turismo nos últimos anos.
A qualidade das candidaturas será de novo avaliada pela Deloitte, por Comités Técnicos e por um Júri. A inovação, a sustentabilidade e a formação são alguns dos critérios transversais utilizados para essa avaliação e eleição dos vencedores.
As candidaturas deverão ser efetuadas exclusivamente online, no site do Prémio Nacional de Turismo, em www.premionacionalturismo.pt. O processo de candidaturas abre a 2 de março e decorre até 31 de maio de 2023.
Em 2022, a 4ª edição do PNT recebeu 743 candidaturas, destacando-se as categorias de Turismo Gastronómico (283) e Turismo Autêntico (216), que representam 67% do total. Seguiram-se o Turismo Inovador (13%), Turismo Sustentável (12%) e Turismo Inclusivo (8%). Geograficamente, as candidaturas revelam uma cobertura total do território nacional, com a região Norte a liderar com 239 candidatos, Lisboa com 145, e Centro com 134.
Os vencedores foram conhecidos no final de 2022 num evento realizado na Cidade do Futebol, sede da Federação Portuguesa de Futebol: “Rotas Açores – Itinerários Culturais e Paisagísticos (Açores)” na categoria Turismo Autêntico, “Chefs on Fire” na categoria Turismo Gastronómico, “É um restaurante” e “Azores all in Blue – Turismo & Autismo” em ex aequo na categoria Turismo Inclusivo, “Digital Nomads Madeira Islands” na categoria Turismo Inovador e “Top Atlântico +Planeta” na categoria Turismo Sustentável.
O Prémio Carreira foi atribuído a Jorge Rebelo de Almeida, fundador e presidente do Grupo Vila Galé.