- O BPI e a Fundação ”la Caixa” lançam a 8ª edição do Prémio Solidário destinado a apoiar projetos que facilitem o desenvolvimento integral e o processo de inclusão social das pessoas em situação de vulnerabilidade, potenciando as suas capacidades e favorecendo a igualdade de oportunidades.
- Em 2022, o Prémio Solidário apoiou 26 projetos sociais, com o que se espera ter melhorado a vida de perto de 2.500 pessoas.
- 76 colaboradores e reformados do BPI participam, em regime de voluntariado, no processo de avaliação das candidaturas.
- Este ano, os quatro Prémios BPI Fundação ”la Caixa” – Capacitar, Solidário, Seniores e Infância - têm uma dotação global de 4,6 milhões de euros.
O BPI e a Fundação ”la Caixa” lançam hoje a 8ª edição do Prémio Solidário que tem como finalidade apoiar entidades do terceiro setor, através do apoio financeiro de projetos destinados a facilitar o desenvolvimento integral e o processo de inclusão social das pessoas em situação de vulnerabilidade, potenciando as suas capacidades e favorecendo a igualdade de oportunidades.
Com uma dotação de 1 milhão de euros, o Prémio Solidário pretende ajudar quem procura dar respostas sociais no domínio das necessidades básicas, dos recursos de habitação de emergência e da empregabilidade. Destaque também para o apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade extrema, nomeadamente pessoas sem abrigo, vítimas de violência, com trajetos de conflito com a lei penal, migrantes ou refugiados, assim como famílias alargadas com crianças.
As instituições privadas sem fins lucrativos podem apresentar as suas candidaturas até 20 de março de 2023. Para apoiar as entidades no processo de candidatura, o BPI e a Fundação "la Caixa" irão realizar uma sessão de esclarecimento online dia 28 de fevereiro às 15h. Todas as informações estão disponíveis nos sites do BPI e da Fundação ”la Caixa”.
No ano passado, o BPI e a Fundação ”la Caixa” distribuíram mais de 1 milhão de euros para a implementação de 26 projetos de entidades do terceiro setor, que estão a contribuir para melhorar a vida de perto de 2.500 pessoas. Nas sete edições já realizadas foram premiados 155 projetos no valor de cerca de 5,4 milhões de euros, beneficiando mais de 34.500 pessoas.
76 voluntários BPI participam no processo de avaliação das candidaturas
A seleção das candidaturas vencedoras é realizada através de uma avaliação criteriosa dos projetos e das linhas de ação estabelecidas, beneficiando ainda do apoio de uma equipa de mais de 7 dezenas de avaliadores colaboradores e reformados do BPI que, em regime de voluntariado, reúnem com todas as entidades que passam à 2ª fase de avaliação. Esta prática inovadora enriquece os processos de avaliação e de humanização do Banco.
Prémios BPI Fundação ”la Caixa” 2023 – Ajudar quem ajuda
Sob o lema “Ajudar quem ajuda”, os Prémios BPI Fundação ”la Caixa” são atribuídos anualmente com o fim de apoiar projetos de instituições privadas sem fins lucrativos. Os Prémios – Capacitar, Solidário, Seniores e Infância - inserem-se na política de responsabilidade social do BPI e são financiados pela Fundação ”la Caixa”. Os quatro prémios terão uma dotação global de 4,6 milhões de euros.
Desde 2010, os prémios entregaram mais de 27 M.€ para a implementação de 901 projetos de inclusão social. Os projetos apoiados já ajudaram mais de 195 mil pessoas.
O BPI e a Fundação ”la Caixa” estabeleceram um acordo de colaboração para o desenvolvimento de projetos de carácter social e cultural em Portugal após a entrada do BPI no grupo CaixaBank.