- Exposição de um dos grandes nomes da escultura contemporânea é gratuita e estará patente até dia 28 de fevereiro.
O BPI All in One inaugura esta terça-feira, dia 18 de fevereiro, às 18:30, a exposição “Linha de Vida” de Paulo Neves, um dos grandes nomes da escultura contemporânea. A mostra pode ser visitada de forma gratuita até ao dia 28 de fevereiro.
O escultor Paulo Neves é um artista plástico com reconhecimento incontornável a nível nacional e internacional. A exposição “Linha de Vida” é constituída por um conjunto de obras, executadas em mármore português, que integram a sequela de “Guardiões” que o artista tem eximiamente produzido ao longo dos anos.
Álvaro Silva, Curador da exposição, explica que a escultura de Paulo Neves “mostra-se despida de exageros e adereços. É reforçada pela simplicidade da linha, que uma vida de trabalho levou a encontrar. A linha de vida do artista encontra-se perpetuada na sua obra”.
A exposição “Linha de Vida” de Paulo Neves integra o conjunto de iniciativas culturais e sociais abertas à comunidade, promovidas pelo Banco BPI no seu espaço BPI All in One Lisboa, no edifício Monumental, no Saldanha.
Paulo Neves – Um artista singular
Nascido em Cucujães, Oliveira de Azeméis, em 1959, Paulo Neves trilhou um caminho artístico singular. Embora tenha frequentado a Escola de Belas Artes do Porto, a sua aprendizagem foi, na tradição moderna europeia, exclusivamente autodidata. Na década de 90 do século XX, revelou a sua maturidade artística, afirmando-se hoje como escultor internacional de referência nacional incontornável. Com peças em diversas coleções privadas e públicas nos cinco continentes, Paulo Neves imprime uma expressão morfológica às suas peças que apela ao expressionismo e ao barroco, embora a sua linguagem pareça totalmente original, construída à margem dos movimentos e tendências estéticas do seu tempo.