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Segurança Cartões
Conselhos úteis para uma utilização segura do seu Cartão BPI
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Ao receber o seu Cartão BPI:
Guarde-o em local visível na sua carteira, para que possa aperceber-se rapidamente da sua falta. Caso não o tenha na carteira, guarde-o em local seguro que não seja de fácil acesso a terceiros;
O código secreto (PIN) é pessoal e intransmissível pelo que deverá ser memorizado e em circunstância alguma deverá ser divulgado;
Destrua o envelope com o código secreto (PIN), depois de o memorizar. Se o pretender guardar, não o deixe em lugar visível e/ou facilmente acessível e nunca junto ao Cartão;
Se pretender alterar o PIN do Cartão, não utilize conjugações de 4 dígitos de fácil apropriação (por exemplo, o ano de nascimento ou o dia e mês de aniversário).
Ao usar o seu Cartão BPI:
Ao pagar, confira o valor da transação e digite o PIN. Se a fatura for emitida incorretamente, certifique-se que é imediatamente destruída;
Exija sempre um comprovativo da operação realizada e guarde-o;
Se pontualmente lhe pedirem um documento de identificação, não veja nesse pedido uma falta de confiança ou dúvida sobre a sua idoneidade. É apenas um procedimento de proteção para o comerciante, para o emissor e, sobretudo, para o utilizador;
Nunca entregue o Cartão a terceiros para o utilizarem em seu nome em compras, levantamentos ou quaisquer outras operações;
Nunca se separe do seu Cartão e indique o PIN a terceiros para facilitar o ato de pagamento (por exemplo, em restaurantes, para evitar ter de se deslocar ao terminal de pagamento);
Quando efetuar pagamentos com o seu Cartão, nunca o deve perder de vista e deve sempre certificar-se de que o Cartão é passado num único equipamento;
No momento do pagamento, ao introduzir o PIN, deve garantir que o faz em devidas condições de privacidade, protegendo a sua digitação do olhar de terceiros;
Ao pagar, após confirmar o valor e digitar o PIN, não permita que repitam a operação sem que o terminal apresente uma mensagem de que a primeira tentativa foi anulada ou mal sucedida;
Ao efetuar pagamentos, verifique se o dispositivo que está a utilizar apresenta um aspeto normal e não são visíveis quaisquer alterações ou danificações físicas, o que ao verificar-se será motivo para não utilizar esse equipamento;
Evite efetuar pagamentos com Cartão de Crédito por telefone ou e-mail; no caso de não ter outra alternativa, adira ao MBNet e utilize os dados de um cartão temporário que pode obter no site www.mbnet.pt, onde também dispõe de mais informação sobre este serviço de pagamentos seguros na Internet. Em qualquer circunstância, forneça os dados do Cartão apenas a empresas credíveis, estabelecidas em endereços (físicos) comprovados;
Confira regularmente os movimentos do seu cartão; se detetar movimentos que não realizou, contacte imediatamente o seu Balcão ou ligue Linha Cartões BPI 21 720 77 00 ou 22 607 22 66 (atendimento personalizado 24h por dia, todos os dias);
Leia atentamente toda a correspondência enviada pelo Banco antes de a destruir, pois pode conter informação relevante sobre a conta a que o Cartão se encontra associado;
Em caso de captura do seu Cartão no Caixa Automático Multibanco é sempre apresentado, no écran, o motivo que originou essa captura; no caso de não lhe ser apresentada qualquer mensagem, contacte de imediato o seu Balcão ou a Linha de Cartões BPI 21 720 77 00 e 22 607 22 66 (atendimento personalizado, 24h por dia).
Cuidados a ter com o seu Cartão BPI:
A exposição a campos magnéticos pode danificar o seu Cartão pelo que, para um correto funcionamento do mesmo, evite colocá-lo junto a materiais metálicos (por exemplo, chaves), que poderão danificar as informações gravadas na pista magnética, dificultando a sua utilização, bem como ímanes ou fontes eletromagnética (ex: altifalantes, Televisores, etc.).
Quando guardar os seus Cartões na carteira evite que as bandas magnéticas fiquem encostadas umas às outras, pois ao rasparem podem danificar-se;
Evite expor o seu Cartão a temperaturas elevadas.
Quando o seu Cartão expira:
Ao atingir o limite de validade, destrua-o antes de o deitar fora, inutilizando a pista magnética e o painel de assinatura;
Ao receber a informação de que lhe será remetido um novo Cartão, fique atento ao prazo indicado; se não o receber na data prevista, contacte de imediato o seu Balcão ou reporte a situação através da Linha Cartões BPI 21 720 77 00 ou 22 607 22 66 (atendimento personalizado 24h por dia, todos os dias).
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