Questionário "Preferências de Sustentabilidade"

  

A sustentabilidade e a responsabilidade corporativa fazem parte da história do BPI, o qual visa contribuir para o bem-estar financeiro dos seus Clientes e para o progresso sustentável de toda a Sociedade, através da integração dos aspetos Ambientais, Sociais e de Governo (mais conhecido pelo seu acrónimo “ASG”, ou “ESG” na designação anglo-saxónica) no seu modelo de negócio.

 
Em 2018, o compromisso do BPI para com as Empresas, as Famílias e a Sociedade foi reforçado com a entrada no Grupo CaixaBank, com o alargamento da atividade da Fundação ”la Caixa” a Portugal, em colaboração com o BPI.


O BPI contribui para o desenvolvimento sustentável apoiando projetos que promovem o crescimento económico, respondem às alterações climáticas e impulsionam o desenvolvimento socioeconómico, com enfoque na inclusão financeira e justiça social.


Neste contexto, e com o objetivo de aferir as suas preferências em matéria de sustentabilidade no âmbito da sua estratégia de investimento, o BPI disponibilizará, a partir do início de abril de 2023, o questionário “Preferências de Sustentabilidade”.


O questionário irá estar disponível para preenchimento, no BPI Net, BPI Net Empresas e na BPI App e consiste em apenas 3 perguntas de forma a responder às exigências previstas no Regulamento Delegado (UE) 2021/1253 da Comissão de 21 de abril de 2021. Este regulamento passa a determinar a consideração das preferências em matéria de sustentabilidade dos seus clientes e a integração das mesmas na sua estratégia de investimento.

Em resultado da implementação deste questionário, o BPI alterou as condições gerais dos Contratos Adesão a Produtos e Serviços (APS), incluindo a dos serviços minimos bancários e Private e Informação de Pessoa Coletiva (IPC) incluindo Private, os quais passam a prever, para além da avaliação da adequação à luz dos seus objetivos de investimento e tolerância ao risco, as suas preferências individuais em matéria de sustentabilidade.

 

ATUALIZAÇÃO DA CLÁUSULA 5-A DA APS:

5-A.1. Sempre que solicitado pelo Banco, os Clientes devem prestar toda a informação necessária para preenchimento do questionário utilizado pelo Banco para efeitos da avaliação da adequação de operações e/ou de instrumentos financeiros ou de outros ativos em carteira, que inclui questões relativas ao nível de conhecimentos e experiência em matéria de investimento, situação financeira (incluindo a sua capacidade para suportar perdas) e objetivos de investimento (incluindo a sua tolerância ao risco bem como as suas preferências em matéria de sustentabilidade).

 

ATUALIZAÇÃO DA CLÁUSULA 6-A.2 DA IPC:

6-A.2. Antes da subscrição de qualquer Produto BPI referido no número 1, o Cliente deve fazer um teste, para avaliar se essa operação se adequa à sua situação, enquanto investidor. São analisados, em referência à operação em causa, os objetivos de investimento (incluindo as suas preferências em matéria de sustentabilidade), conhecimentos e experiência em matéria de investimento e situação financeira do Cliente.

 

CONSULTORIA PARA INVESTIMENTO E GESTÃO DESCRICIONÁRIA

No âmbito dos serviços prestados de consultoria para investimento e gestão de carteiras, de modo a integrar as respostas recebidas neste questionário, foi necessária a revisão dos contratos de Serviço de Consultoria e Gestão discricionária, que passaram a integrar as suas preferências de sustentabilidade na análise da carteira mais adequada ao seu perfil de investidor. Clique aqui para ficar a conhecer em detalhe estas alterações.

Na sequência destas alterações, o contrato de consultoria foi também revisto e atualizado com alteração nas seguintes cláusulas: C) Condições Gerais da Conta de Consultoria para Investimento, I) Comunicações, Informação e Extratos, P) Dados Pessoais e R) Convenção sobre Prova - Assinatura eletrónica. Clique aqui para aceder a todas as alterações.