Nota Informativa

14 de Junho de 2024
A Fed ainda não é clara quanto à redução das taxas | nota breve 14.06.2024
  • Como esperado, a Fed manteve as taxas de juro no intervalo 5,25%-5,50% e explicou que, embora a inflação tenha abrandado significativamente desde o seu pico, ainda é demasiado elevada para reduzir as taxas. A Fed acredita que devem ser mantidas condições restritivas para que a inflação atinja o objetivo de 2%.
  • No entanto, houve uma mudança no tom da Fed: reconheceu que houve "progressos modestos" em direção ao objetivo de inflação nos últimos tempos, enquanto na última reunião sublinhou que os dados do início do ano não mostravam qualquer progresso.
  • A outra novidade foi a alteração do dot plot da Fed. Se após a reunião de março projetava três cortes, no que foi conhecido esta semana, 15 dos 19 membros do FOCM projetaram entre um e dois cortes durante 2024, com o votante mediano a projetar apenas um, enquanto até quatro membros não preveem quaisquer cortes este ano.
  • Em resumo, as mensagens da reunião desta semana mostram uma Fed ainda cautelosa e que considera que apenas dois meses de queda da inflação não são suficientes para garantir que o processo de desinflação rumo aos 2,0% esteja assegurado. A nossa expetativa é que, se os bons dados se mantiverem, a Fed poderá começar a baixar as taxas de juro na reunião de setembro ou novembro, em linha com o que os mercados financeiros esperam.