Nota Informativa

24 de Janeiro de 2025
A Fed vai fazer uma pausa | nota breve 24.01.2025
  • Tudo indica que a Fed fará a primeira pausa no ciclo de flexibilização monetária e manterá a taxa dos fed funds no intervalo 4,25%-4,50%, depois de a ter reduzido em 100 p.b. nas últimas três reuniões em 2024.
  • A pausa foi antecipada através de vários canais. Em primeiro lugar, o dot plot da reunião de dezembro, que previa apenas dois cortes em 2025, em comparação com os quatro projetados no dot plot de setembro. O segundo, o tom geral de Powell na conferência de imprensa após a reunião do FOMC no mês passado: afirmou que estamos no ponto, ou perto do ponto, que justifica uma pausa e que a política monetária está, assim, a entrar numa nova fase caracterizada pela cautela e por um ritmo mais lento de cortes nas taxas. E, em terceiro lugar, o eco que vários membros da Fed deram ao tom de Powell nas suas declarações ao longo das últimas semanas.
  • A mudança de orientação da Fed baseia-se no equilíbrio de riscos no seu duplo mandato. Por um lado, os riscos descendentes para o mercado de trabalho moderaram, com uma bateria de indicadores a sugerir que o mercado de trabalho se encontra numa posição saudável, enquanto a atividade se mantém robusta. Por outro lado, os riscos para a inflação foram novamente enviesados no sentido ascendente. A persistência da inflação dos serviços tem mantido a inflação de base globalmente estagnada desde o verão do ano passado, e a subida dos preços da energia e dos produtos alimentares a curto prazo gerou uma subida da inflação global. Para além disso, as políticas propostas pela nova Administração da Casa Branca contêm uma clara tendência inflacionista com a qual a Fed terá de trabalhar.
  • Em suma, não prevemos alteração do tom cauteloso da Fed relativamente à sua estratégia de flexibilização monetária nos próximos meses, nem da sua estratégia de médio prazo de prosseguir a trajetória para taxas neutras. Mas a robustez da atividade e o equilíbrio dos riscos sugerem cautela.