Nota Informativa

5 de Junho de 2025
BCE corta taxas e sugere pausa estival | nota breve 05.06.2025
  • Não houve surpresas e o BCE reduziu as taxas em 25 pontos base (para 2,00%), com uma decisão que foi «praticamente unânime» (houve uma dissidência).
  • Mais notável foi a avaliação feita por Lagarde sobre o tom da política monetária: diante de uma possível nova redução das taxas em julho, Lagarde repetiu várias vezes que «no seu nível atual, as taxas estão bem posicionadas para navegar as incertezas dos próximos meses».
  • Lagarde também caracterizou a situação como «um fim de ciclo monetário», tendo sido já alcançada a normalização da inflação após as perturbações da COVID-19 e da guerra na Ucrânia.
  • Face à nova fase do ciclo, o protagonismo vai para a incerteza geopolítica e comercial, e abre-se um leque de cenários em que, como o próprio BCE salientou hoje, a inflação e o crescimento podem tanto subir como descer.
  • De facto, o BCE considera que o nível de incerteza é «excecional» e, por isso, reitera que tomará as decisões «reunião a reunião» e «conforme os dados o ditarem». No entanto, a referência à atual «boa posição» das taxas sugere pouca predisposição do BCE para alterar a política monetária na sua próxima reunião de 24 de julho (a menos que os riscos se concretizem de forma precipitada).
  • Nos mercados financeiros, tudo isso resultou em aumentos das taxas de juro soberanas da zona euro e numa apreciação um pouco maior da taxa de câmbio do euro, com os investidores não prevendo alterações nas taxas do BCE para julho, mas sim um novo corte de 25 pontos base em setembro.