Nota Informativa

24 de Julho de 2025
BCE mantém taxas e deseja boas férias em espera | nota breve 24.07.2025
  • Como previsto, o BCE não alterou as taxas de juro (depo em 2,00%), pelo que hoje foi a primeira reunião sem descidas das taxas desde julho de 2024.
  • A decisão, unânime, reflete a margem de pausa proporcionada pela inflação dentro do objetivo e uma visão relativamente positiva do crescimento económico, juntamente com a necessidade de análise face a um panorama de riscos exigente. Com tudo isso, o BCE quer «esperar para ver» antes de voltar a agir.
  • O BCE continua a ver um nível de incerteza económica excecional, em grande parte devido às tensões comerciais, e quer gerir essa incerteza com pausa e análise. Por isso, Lagarde reiterou que, para as próximas reuniões, as decisões dependerão dos dados e não haverá compromissos com nenhuma trajetória de taxas no futuro. E, para reforçar a mensagem, terminou a conferência de imprensa desejando «boas férias em modo esperar para ver».
  • A reunião reduziu as expectativas dos mercados sobre um possível corte nas taxas em setembro (hoje com probabilidade de 25% contra 43% no fecho de ontem), embora os investidores continuem a negociar um corte antes do final do ano (depo em 1,75% até dezembro de 2025 com probabilidade de 75%).