Nota Informativa

30 de Janeiro de 2025
Fed em modo "esperar para ver" | nota breve 30.01.2025
  • A Fed acredita que a robustez da atividade e do mercado de trabalho, a par do progresso (ou falta dele) da inflação em direção ao objetivo e a incerteza em torno das políticas económicas da nova Administração lhe permitem fazer uma pausa para “esperar para ver” quando será o momento certo para baixar novamente as taxas de juro.
  • O FOMC considera que os atuais níveis de taxas são “significativamente restritivos” para continuar a fomentar o regresso da inflação aos 2%, mas não tão restritivos que provoquem um arrefecimento adicional do mercado de trabalho. Para a Fed, a política monetária está corretamente calibrada de acordo com o mapa atual de riscos.
  • Powell absteve-se de pronunciar ou fazer comentários sobre as possíveis políticas da nova Administração Trump, indicando que vão esperar para ver o impacto das políticas nos preços e no crescimento económico. O Presidente da Reserva Federal referiu que a Fed continuará a fazer o seu trabalho de acordo com o seu mandato e reafirmou a independência do banco central.
  • Na sequência do anúncio, os mercados mantiveram a expetativa de que a Fed só reduzirá as taxas duas vezes em 2025, em junho e dezembro.