Nota Informativa

19 de Setembro de 2024
Fed inícia relexamento da política monetária com corte de 50 p.b. | nota breve 19.09.2024
  • A Fed reduziu as taxas de juro em 50 p.b. para o intervalo 4,75%-5,00%, depois de as ter aumentado em 500 p.b. desde março de 2022. Simultaneamente, a Fed deixou inalterado o programa de redução do balanço.
  • O argumento que justifica a amplitude do corte é a mudança de foco da Fed para um mercado de trabalho que está a começar a arrefecer à medida que a inflação avança num movimento em que a Fed acredita firmemente ser em direção ao objetivo de 2%. Nas palavras de Powell, “os riscos ascendentes para a inflação diminuíram e os riscos descendentes para o emprego aumentaram”.
  • Pensamos que, com este arranque mais forte, a Fed mostra a sua confiança de que a inflação está sob controlo e considera que, a estes níveis de taxas de juro mais elevados, a atividade e o mercado de trabalho estão mais em risco. A FOMC está confiante de que esta recalibração da política monetária pode manter a força do emprego e permitir um progresso contínuo da inflação.
  • Em termos de decisões futuras, o dot plot passou de uma projeção de apenas uma redução de 25 b.p. em 2024 para um total de 100 p.b. (implicando um novo corte de 50 p.b. este ano), seguido de mais 100 p.b. de cortes em 2025. Com estas projeções, a Fed assinala uma mudança importante na sua avaliação da evolução do mercado de trabalho este ano, mas mostra também que a flexibilização da política monetária será gradual, uma vez que, garantiu Powell, a FOMC “não está com pressa”.
  • Após a reunião, os mercados confirmaram as suas expectativas de mais três cortes até ao final do ano, ou seja, menos 75 p.b.