Nota Informativa

15 de Dezembro de 2022
Fed modera o ritmo de subidas das taxas oficiais, mas aponta para nível mais elevado e por mais tempo | nota breve 15.12.2022 
  • A Reserva Federal decidiu, por unanimidade, aumentar as taxas de juro oficiais em 50 p.b. para o intervalo 4,25%-4,50%, acumulando assim um total de 425 p.b. de subida em 2022. Segundo o presidente Powell, este aperto terá um impacto sobre a atividade económica que se fará sentir durante 2023, embora ainda haja "trabalho a fazer". Em particular, e de acordo com o que foi publicado na atualização das previsões de taxas oficiais (o gráfico dot plot), a maioria dos membros do FOMC estima que será necessário aumentar as taxas de juro em mais 75 p.b. para o intervalo de 5,00%-5,25%, o que implicará aumentos adicionais de taxas em 2023. Neste sentido, estimam que para que a economia dos EUA retome a estabilidade de preços será necessário um período de crescimento económico abaixo do potencial e uma deterioração das condições do mercado de trabalho, consistente com uma taxa de desemprego mais elevada.
  • De facto, isto reflete-se nas novas projeções dos membros da Fed, que mostram um menor crescimento do PIB para 2023 (0,5% homólogo no 4T, em comparação com os 1,2% previstos em setembro), uma taxa de desemprego mais elevada (que permanecerá acima dos 4,5% até 2025) e uma revisão em alta das perspetivas de inflação, particularmente para a subjacente. Estas previsões são estabelecidas num contexto em que a Fed deverá endurecer a política monetária em 0,50 p.p. mais do que o esperado em setembro, mas também, e na direção oposta, após a surpresa descendente dos dados sobre a inflação nos últimos dois meses.