Nota Informativa

7 de Julho de 2025
Financiamento titulado ESG em Portugal - análise quantitativa sobre títulos de dívida ESG e seus investidores | nota informativa 07.07.2025
  • A presente nota tem como objetivo analisar a evolução do recurso ao endividamento titulado assente em critérios ESG (ambientais, sociais e de governação) por parte de entidades residentes em Portugal (vertente do passivo). Adicionalmente, pretende tecer algumas considerações sobre os detentores destes títulos de dívida (vertente do ativo), por setor institucional do investidor.
  • Em maio de 2025, as entidades residentes tinham emitido 14,7 mil milhões de euros nestes títulos (4,7% do endividamento titulado total), com destaque para as empresas não financeiras (77,5% do valor) e o setor financeiro (22,5% do valor).
  • O peso do financiamento ESG no total da dívida titulada emitida por empresas não financeiras tem vindo a aumentar, fixando-se em 24% em maio de 2025, +1,9 p.p. face ao período homólogo.
  • As entidades residentes têm aumentado a exposição das suas carteiras a títulos de dívida ESG emitidos por entidades nacionais, porém os investidores estrangeiros ainda são os seus principais detentores (em abril de 2025, detinham 69% do montante emitido).