Nota Informativa

5 de Novembro de 2024
Mercados financeiros - A Fed aponta a uma segunda redução das taxas | nota breve 05.11.2024
  • Esperamos que a Reserva Federal baixe as taxas de juro em 25 p.b. na reunião de novembro, colocando a taxa dos fed funds no intervalo 4,50%-4,75%.
  • A Fed iniciou o ciclo de flexibilização monetária com força na última reunião, baixando as taxas de juro em 50 p.b. de uma só vez. O equilíbrio de riscos nos dois mandatos da Fed já permitia começar a reduzir as taxas e, com uma redução da magnitude de 50 p.b., foi enviada uma mensagem clara de apoio ao mercado de trabalho, que tinha dado sinais de arrefecimento, enquanto a inflação se movia na direção certa.
  • A partir de agora, esperamos que a Fed continue a flexibilização monetária a um ritmo mais gradual, com cortes consecutivos de 25 p.b. até atingir o nível neutro de cerca de 3,00%-3,25
  • Nesta reunião, a Fed não irá rever o seu quadro macroeconómico nem apresentar um novo dot plot, pelo que o foco estará na declaração de Powell e nas orientações que dará sobre a evolução das taxas de juro e a redução do balanço da Fed.
  • Os mercados financeiros estão a descontar mais 50 p.b. de cortes para o resto do ano: 25 p.b. em novembro e 25 p.b. em dezembro. Estas expectativas são inferiores às antecipadas após a reunião de setembro (75 p.b.), que foram ajustadas por se ter confirmado que a inflação está a avançar, ainda que lentamente, para o objetivo de 2% e que a atividade se mantém robusta.