Nota Informativa

5 de Dezembro de 2024
Mercados Financeiros - 25 pontos de equilíbrio para o BCE | nota breve 05.12.2024
  • A nossa visão é a de que, na próxima semana, o BCE irá baixar as taxas em 25 p.b. e deixar a depo em 3,00% (100 p.b. abaixo do pico atingido em setembro de 2023 e após quatro cortes nas taxas desde junho).
  • Os 25 p.b. refletem o consenso no seio do BCE a favor de uma flexibilização gradual da política monetária e, ao mesmo tempo, equilibram duas visões complementares do cenário: a cautela de alguns membros para não abandonarem já a luta contra a inflação e a preocupação de outros com o risco de manter uma política restritiva num contexto de arrefecimento da atividade económica.
  • A tudo isto junta-se um mapa de riscos centrado nas ameaças que podem pesar sobre a atividade e aumentar a inflação (desde choques energéticos a perturbações na cadeia de abastecimento e às consequências ambíguas para o BCE da agenda da nova administração Trump).
  • Alguns analistas e investidores estão a apostar em cortes mais agressivos das taxas (os mercados atribuem uma probabilidade de 10% a um corte de -50 p.b. em dezembro). No entanto, tendo em conta as forças e os dados opostos, bem como o facto de o BCE voltar a reunir-se passdo relativamente pouco tempo (30 de janeiro), pensamos que, em dezembro, um corte de 25 p.b. e uma mensagem que transmita a intenção de continuar a baixar as taxas de juro, será mais adequado para adequar a flexibilização da política monetária à rapidez com que se esclarecem as incertezas no cenário e nos próprios dados.