Nota Informativa

11 de Novembro de 2024
Mercados financeiros - Depois do salto de 50 pontos base, Fed dá passo de 25 p.b. | nota breve 08.11.2024
  • Como esperado, e numa votação unânime, a Fed reduziu as taxas de juro em 25 p.b. para o intervalo 4,50%-4,75%, depois de ter iniciado a flexibilização monetária em setembro com um corte de 50 p.b. Ao mesmo tempo, a Fed manteve inalterado o programa de redução do balanço.
  • O corte foi acompanhado por um tom confiante relativamente ao progresso da inflação, à força do mercado de trabalho e ao bom desempenho da economia em geral. Mais uma vez, o Fed observou que os riscos para os seus dois mandatos são equilibrados. Reiterou que as próximas decisões serão tomadas numa base de reunião a reunião, ao mesmo tempo que sublinhou a gradualidade que caracterizará o processo de redução gradual.
  • Na conferência de imprensa, Powell evitou comentar questões políticas e reafirmou a independência da Fed. Sublinhou ainda que, por enquanto, a Fed não tem em conta nas suas decisões as medidas económicas propostas pela futura administração, e que apenas as que forem aplicadas e quando forem aplicadas entrarão nos seus modelos. Nas palavras de Powell, “não adivinhamos, não especulamos, não assumimos”.
  • Após a reunião, os mercados financeiros baixaram a probabilidade do próximo corte em dezembro de quase 100% para 75%, enquanto a probabilidade de três cortes adicionais em 2025 caiu para menos de 60% e, a partir de hoje, apenas mais dois cortes estão totalmente descontados (-50 p.b.).